COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Em Otacílio Costa primeira família sai de casa devido às cheias
No final da manhã desta segunda-feira, 28, a dona de casa Angela Maria Arenhart, 40 anos, precisou acionar a Defesa Civil do município, para fazer a retirada dos móveis em sua residência. A casa onde ela mora na Rua João de Carvalho, no bairro Pinheiros foi atingida pela cheia do Rio Desquite causada pelas fortes chuvas da última semana. “Hoje pela manhã a água subiu demais, não dá mais pra ficar”, relatou a mulher.
Angela transportou seus móveis para a casa de uma irmã, que reside no mesmo bairro. A equipe da defesa e da secretária de Meio Ambiente, efetuaram a mudança. Ela e o filho de sete anos, também devem ficar abrigados no local, até que a situação se normalize.
Conforme boletim meteorológico, enviado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - Epagri/ Ciram, em Otacílio Costa, choveu o acumulado de 143 milímetros nos últimos quatro dias. De acordo ainda com os meteorologistas o tempo fica sem chuva no município entre segunda e terça-feira, 28 e 29. A previsão indica que na quarta-feira volta à chover o equivalente a 10 milímetros.
Mais famílias podem ter que sair de casa
Conforme Júlio Dias, coordenador da Defesa Civil em Otacílio Costa existe a possibilidade de mais famílias otacilienses terem que deixar suas moradias devido à enchente. “O Rio está enchendo muito rápido. Existe a possibilidade de ainda hoje à tarde termos que efetuar mais algumas mudanças”, declarou.
Ele informou ainda que o nível do Rio Canoas estava quatro metros acima do normal. “O rio está subindo três milímetros por hora. A previsão é de que suba 30 centímetros a cada doze horas, é muita coisa”, comentou Dias.
Ainda na Rua João de Carvalho a Defesa Civil precisou montar uma passarela em uma moradia. O mesmo foi feito na residência do motorista, Nilceu dos Santos, morador da Rua São Paulo no Bairro Fátima. “Fizemos uma passarela para entrar dentro de casa. Mas se água continuar subindo teremos que ir para outro lugar”, observou dos Santos.
Balsas estão interditadas
JúlioDias informou também que as três balsas instaladas em localidades do interior do Município estão interditadas. O acesso está comprometido na balsa da localidade de Santa Rosa, que liga Otacílio Costa e Bocaina do Sul, e também nas balsas de Mato Escuro e São Sebastião, que ligam Otacílio Costa e Palmeira. “Ainda no período da tarde, visitaremos essas localidades e faremos um levantamento completo”, concluiu o coordenador da Defesa Civil.
Deixe seu comentário