logo RCN
Imagem principal

Câmeras de videomonitoramento já estão em funcionamento

 Das dez câmeras de videomonitoramento instaladas em Otacílio Costa, oito já estão em pleno funcionando desde a última semana. A central de monitoramento está localizada no quartel da Polícia Militar. “Apenas duas câmeras situadas no bairro Igaras não estão em funcionamento, mas a expectativa é de que em no máximo um mês, todas estejam ativas”, projetou o major, Luciano Francisco Comiotto.

Para o policial, as câmeras trazem mais tranquilidade para a população, e também contribuem no trabalho da PM. “Essas câmeras são muito importante para a segurança. As pessoas que costumam praticar pequenos delitos vão pensar duas vezes antes de praticar qualquer tipo de crime, porque eles não sabem se estão sendo observados ou não”, avaliou.

 O major comenta que as câmeras são uma excelente ferramenta para a PM. “Assim conseguimos potencializar o serviço da PM. Ao invés de termos dez policiais na rua, um em cada ponto onde estão localizadas as câmeras, você pode ter apenas um policial monitorando as dez câmeras”, explanou.

Comiotto esclarece que o trânsito também será monitorado, pois as câmeras têm um poder enorme de aproximação de imagem. “Através do videomonitoramento, pode haver aplicações de multas, em casos de infração no trânsito, como por exemplo, falar no celular estando ao volante, o não uso do sinto de segurança, estacionar em lugar não permitido, não respeitar as placas de sinalização, entre outras”, alertou.

 

Defesa Civil também será beneficiada

O videomonitoramento beneficiará também a defesa civil do município e a comunidade em geral. “Se a pessoa solicitar uma imagem relacionada a ela, estará disponível, pois as imagens são públicas”, explicou.

Comiotto avalia que o ideal seria o município contar com a instalação de mais câmeras. “O município possui um bom índice de emprego, renda e baixa criminalidade. Acho que essa é a hora de todos se mobilizarem para instalação de mais câmeras, seja por meio das empresas, lojistas, ou através do próprio Município. Temos que se manter tranquilos e seguros”, disse.

Ele analisa que a dificuldade no efetivo existe então a alternativa é potencializar o serviço da PM. “Nós formamos novas turmas todos os anos, mas como a tropa é bastante velha, todo ano o efetivo também diminuiu”, justificou.

O otaciliense, Gustavo Desaiev de Oliveira, analisa que através do videomonitoramento, em situações de furto ou acidente de trânsito, os infratores poderão ser punidos. “Com este monitoramento, será mais fácil proteger e fiscalizar nossa cidade”, avaliou.

O empresário, Alexandre Soares, também crê que as câmeras serão benéficas, e trarão mais tranquilidade. “Além do acréscimo de tranquilidade aos lojistas, teremos a diminuição dos excessos de infrações noturnas e bagunças em geral”, observou.

Anterior

Polícia Militar Rodoviária amplia e intensifica a fiscalização nas estradas neste mês

Governo do Estado alerta para granizo e temporais em algumas cidades catarinenses Próximo

Governo do Estado alerta para granizo e temporais em algumas cidades catarinenses

Deixe seu comentário