logo RCN
Imagem principal

Santa Catarina terá Núcleo de Inovação Tecnológica voltado para agricultura familiar

  • Julio Cavalheiro/Secom -

Em Santa Catarina, agricultura e inovação andam de mãos dadas. Cada vez mais empresas de tecnologia voltam os olhos para as demandas do agronegócio e se especializam em soluções para aumentar a competitividade no meio rural. Aproximar esses dois setores é o objetivo do Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (Nita), que será lançado na próxima terça-feira, 22, às 9h, no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis.

O Nita surge de uma parceria entre o Governo do Estado, iniciativa privada e universidades, para incentivar startups e pequenas e médias empresas desenvolvedoras de inovações a focar nas demandas de tecnologias para a agricultura familiar. Com o Banco Mundial como apoiador e o Programa SC Rural à frente do projeto, o núcleo tem o desafio de levar tecnologia de ponta aos agricultores catarinenses, tudo isso a baixo custo.

Na verdade, a escolha de Santa Catarina para sediar o Núcleo de Inovação não foi por acaso. O Banco Mundial apoiará nove iniciativas inovadoras como esta ao redor do mundo, e o estado representa a América Latina nesta lista.

O Nita quer trazer mecanismos para conectar empresas que têm conhecimento em tecnologia com as cadeias produtivas organizadas dos agricultores para identificar quais são as demandas, onde estão os gargalos tecnológicos e se já existe uma tecnologia para atender e resolver esse aspecto.

O lançamento do Núcleo de Inovação acontecerá no Parque Tecnológico Alfa, na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis, e contará com a presença do governador Raimundo Colombo e do coordenador setorial para Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Paul Procee.

Os segredos de cinco dos países com maior expectativa de vida Anterior

Os segredos de cinco dos países com maior expectativa de vida

Boletim epidemiológico aponta aumento de casos de febre de chikungunya em Santa Catarina Próximo

Boletim epidemiológico aponta aumento de casos de febre de chikungunya em Santa Catarina

Deixe seu comentário