Imagem principal

Esgoto a céu aberto incomoda moradores do bairro Santa Catarina em Otacílio Costa

  • Elaine CO -

Ministério público vai instaurar um inquérito civil e requisitar informações e providências à Prefeitura e a Casan.

Esgoto a céu aberto incomoda moradores do bairro Santa Catarina em Otacílio Costa

Os moradores da Rua Honório José Rodrigues, no bairro Santa Catarina, fizeram um abaixo-assinado no qual recolheram mais de 180 assinaturas, com o objetivo de buscar a resolução de um problema de esgoto a céu aberto que tem causado transtornos aos moradores da localidade.

 O documento foi entregue ao Ministério público, que vai instaurar um inquérito civil e requisitar informações e providências à Prefeitura e a Casan. "O Ministério Público deseja saber por que o esgoto não está tubulado e se há previsão para resolução do problema", informou o promotor da comarca de Otacílio Costa, Thiago Nart.

Ainda segundo o promotor, eles irão juntar informações sobre o caso e, "se for necessário, ingressar com uma ação judicial cobrando providências da prefeitura e da Casan", anunciou.

Rafael Valim Costa, técnico de alarmes e câmera, 24 anos, casado e com um filho de três anos, foi quem deu início ao abaixo-assinado. Segundo ele, o problema existe a mais de 30 anos e tem causado transtornos para os moradores. "Meu filho está com problemas respiratórios por causa deste esgoto a céu aberto", afirmou ele, informando que já fez diversos protocolos junto à prefeitura, mas o problema continua sem solução. "Várias pessoas já fizeram protocolos junto à prefeitura e nada se resolveu. Eu mesmo fiz diversos", conta Rafael.

Ainda segundo Rafael, a vigilância sanitária esteve no local, mas se omitiram em tomar providências. "Eles estiveram aqui e falaram que a situação poderia afetar o lençol freático, mas que não poderiam fazer nada. Eles se omitiram", declarou.

Papel da Vigilância Sanitária é informar o setor responsável, diz fiscal

De acordo com Daniela Poleza, fiscal da Vigilância Sanitária em Otacílio Costa, o órgão esteve no local no dia 27 de julho, e constataram a existência do problema. Conforme ela, não houve omissão. "O Papel da Vigilância Sanitária é verificar o problema e informar o setor responsável para que alguma ação seja feita", disse ela, que informou ter enviado ofício à Secretaria de Obras para realizarem o trabalho no local. A Secretaria de obras, por sua vez, teria solicitado à vigilância que o ofício fosse enviado à Secretaria de Planejamento.

A Secretaria de planejamento confirmou o recebimento do ofício e informou que já foi realizado um levantamento junto com engenheiros para a solução do problema, mas que por se tratar de uma obra de grande complexidade, o município está à espera de recursos para realizar os trabalhos. "Esse é um problema com mais de 30 anos. O Secretário informou que já estiveram no local, constataram o problema mas será uma obra muito grande, e por isso estamos no aguardo de recursos para poder executar o serviço", informou a agente operacional Dayane Valente.


Outubro Rosa chama atenção para os perigos do Câncer de mama Anterior

Outubro Rosa chama atenção para os perigos do Câncer de mama

Dive recomenda que população sexualmente ativa faça teste para sífilis Próximo

Dive recomenda que população sexualmente ativa faça teste para sífilis

Deixe seu comentário