COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Otacílio Costa e Palmeira tem, atualmente, vinte mulheres em tratamento da doença
Neste mês de outubro a prevenção ao câncer de mama é uma prioridade no Brasil e no mundo. Várias campanhas de conscientização são realizadas em todos os municípios do país, sendo a mais conhecida a do Outubro Rosa.
Com cerca de 60 mil novos casos que serão diagnosticados no Brasil em 2017, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no território nacional. Existem casos de câncer de mama em homens, porém a incidência é baixa.
O Hospital Tereza Ramos (HTR), em Lages, possui uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Segundo a diretoria do hospital, até 10 de outubro, foram realizados 1539 atendimentos ambulatórias e 79 cirurgias de mama. Atualmente, o HTR possui 20 pacientes em tratamento contra o câncer de mama, que são moradoras dos municípios de Otacílio Costa e Palmeira.
No município de Otacílio Costa, conforme informações da Secretaria de Saúde, até 11 de outubro, foram diagnosticadas, pelo SUS, nove mulheres com câncer do colo de útero e quatro com câncer de mama.
Uma destas mulheres é a aposentada Olminda Alves de Andrade, 67 anos, moradora do Centro Administrativo, que descobriu, em um exame de rotina, em 2012, a existência de alteração em sua mama. "A médica do posto de saúde me pediu para fazer uma mamografia de rotina. Quando ela checou o resultado do exame percebeu algo diferente e me orientou a procurar um mastologista", disse a idosa. Uma biópsia constatou que o nódulo era maligno.
Prevenção e informação foram fundamentais, diz paciente
Dona Olminda conta, em seu relato, sobre o choque que teve com a notícia. "Naquele dia fiquei sem chão, mas apesar do susto, como eu sempre me cuidei, descobri o câncer na fase inicial", disse ela, que salientou que o médico foi muito delicado e atencioso em todo período.
Ela, que passou pela quimioterapia e pela radioterapia, disse que em nenhum momento desanimou, pois como havia descoberto a doença na fase inicial, sabia que a chance de cura era grande. "Eu fazia meu tratamento e quando chegava ia trabalhar. O trabalho foi essencial naquele momento da minha vida, pois não me permitia ficar pensando na doença". Ela chamou atenção, ainda, para a importância da família e dos amigos para enfrentar a batalha mais difícil de sua vida. "Eu tive todo o apoio da minha família e dos meus amigos. Até uma janta beneficente fizeram para arrecadar dinheiro para minha cirurgia", declarou ela que, desde a cirurgia, não encontrou mais nenhuma alteração em seu corpo.
Olminda deixa uma mensagem para as mulheres que estão na luta contra o câncer. "Não fiquem com medo do diagnóstico. Não esperem, pois quanto mais cedo se buscar um médico mais fácil será o tratamento", sentenciou.
Prevenção ainda é a melhor arma, afirma médico
Segundo a Secretaria de Saúde, em média, as Unidades Básicas (UBS) do município realizam 30 exames preventivos por mês e 20 mamografias. A estimativa, para o Outubro Rosa, é de 1300 exames preventivos e 300 mamografias.
Estes números geram um alerta para a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, pois assim, aumenta muito as chances de cura.
O mastologista Fernando Vequi Martins, da UNACON e da clínica Le Santé, em Lages, comenta a respeito da importância dos exames preventivos. "O ideal é que a doença seja identificada nas consultas preventivas. Se houver alguma alteração ela deve ser investigada e diagnosticada, mas no Brasil somente dez por cento dos casos são descobertos na fase assintomática", salientou Fernando. Quando diagnosticado na fase inicial as chances de cura são de mais de 90%.
"Perseverança, paciência, fé e esperança", são as palavras que o médico deixa para todas que estão em alguma fase do tratamento. Ele termina dizendo que a mulher "não deve ter medo do diagnostico, pois ele é intransferível. Tenha coragem, pois a taxa de cura é altíssima", incentivou.
Caminhada vai buscar conscientizar otacilienses sobre o tema
Na próxima sexta-feira, 20, às 09h, uma caminhada no bairro Poço Rico, organizada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), vai buscar conscientizar a população otaciliense sobre o assunto.
Segundo Michelle Pereira, Coordenadora do Núcleo, a caminhada tem como finalidade conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos do câncer e chamar a atenção para o Novembro Azul.
Os participantes estão sendo selecionados em cada UBS. Aqueles que não foram escolhidos, mas desejam fazer parte devem comparecer no dia 20 em uma unidade e fazer sua inscrição, salientou Michelle.
Ainda conforme a coordenadora, se o dia do evento estiver chuvoso, atividades físicas e dinâmicas de grupo serão realizadas no Ginásio Nelson Melo de Liz, no bairro Poço Rico.
Às 8h30 um ônibus sairá da UBS do Novo Mundo e passará nas outras unidades pegando os participantes. O local de concentração é a Praça do bairro. Uma camiseta da campanha será dada para aqueles que participarão da ação.
Deixe seu comentário