logo RCN
Imagem principal

Outubro Rosa chama atenção para os perigos do Câncer de mama

  • Imagem ilustrativa -

Otacílio Costa e Palmeira tem, atualmente, vinte mulheres em tratamento da doença

Neste mês de outubro a prevenção ao câncer de mama é uma prioridade no Brasil e no mundo. Várias campanhas de conscientização são realizadas em todos os municípios do país, sendo a mais conhecida a do Outubro Rosa.

Com cerca de 60 mil novos casos que serão diagnosticados no Brasil em 2017, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no território nacional. Existem casos de câncer de mama em homens, porém a incidência é baixa.

O Hospital Tereza Ramos (HTR), em Lages, possui uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Segundo a diretoria do hospital, até 10 de outubro, foram realizados 1539 atendimentos ambulatórias e 79 cirurgias de mama. Atualmente, o HTR possui 20 pacientes em tratamento contra o câncer de mama, que são moradoras dos municípios de Otacílio Costa e Palmeira.

No município de Otacílio Costa, conforme informações da Secretaria de Saúde, até 11 de outubro, foram diagnosticadas, pelo SUS, nove mulheres com câncer do colo de útero e quatro com câncer de mama.

Uma destas mulheres é a aposentada Olminda Alves de Andrade, 67 anos, moradora do Centro Administrativo, que descobriu, em um exame de rotina, em 2012, a existência de alteração em sua mama. "A médica do posto de saúde me pediu para fazer uma mamografia de rotina. Quando ela checou o resultado do exame percebeu algo diferente e me orientou a procurar um mastologista", disse a idosa. Uma biópsia constatou que o nódulo era maligno.


Prevenção e informação foram fundamentais, diz paciente

Dona Olminda conta, em seu relato, sobre o choque que teve com a notícia. "Naquele dia fiquei sem chão, mas apesar do susto, como eu sempre me cuidei, descobri o câncer na fase inicial", disse ela, que salientou que o médico foi muito delicado e atencioso em todo período.


Ela, que passou pela quimioterapia e pela radioterapia, disse que em nenhum momento desanimou, pois como havia descoberto a doença na fase inicial, sabia que a chance de cura era grande. "Eu fazia meu tratamento e quando chegava ia trabalhar. O trabalho foi essencial naquele momento da minha vida, pois não me permitia ficar pensando na doença". Ela chamou atenção, ainda, para a importância da família e dos amigos para enfrentar a batalha mais difícil de sua vida. "Eu tive todo o apoio da minha família e dos meus amigos. Até uma janta beneficente fizeram para arrecadar dinheiro para minha cirurgia", declarou ela que, desde a cirurgia, não encontrou mais nenhuma alteração em seu corpo.

Olminda deixa uma mensagem para as mulheres que estão na luta contra o câncer. "Não fiquem com medo do diagnóstico. Não esperem, pois quanto mais cedo se buscar um médico mais fácil será o tratamento", sentenciou.

 

Prevenção ainda é a melhor arma, afirma médico

Segundo a Secretaria de Saúde, em média, as Unidades Básicas (UBS) do município realizam 30 exames preventivos por mês e 20 mamografias. A estimativa, para o Outubro Rosa, é de 1300 exames preventivos e 300 mamografias.

Estes números geram um alerta para a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, pois assim, aumenta muito as chances de cura.

O mastologista Fernando Vequi Martins, da UNACON e da clínica Le Santé, em Lages, comenta a respeito da importância dos exames preventivos. "O ideal é que a doença seja identificada nas consultas preventivas. Se houver alguma alteração ela deve ser investigada e diagnosticada, mas no Brasil somente dez por cento dos casos são descobertos na fase assintomática", salientou Fernando. Quando diagnosticado na fase inicial as chances de cura são de mais de 90%.

 "Perseverança, paciência, fé e esperança", são as palavras que o médico deixa para todas que estão em alguma fase do tratamento. Ele termina dizendo que a mulher "não deve ter medo do diagnostico, pois ele é intransferível. Tenha coragem, pois a taxa de cura é altíssima", incentivou.

Caminhada vai buscar conscientizar otacilienses sobre o tema

Na próxima sexta-feira, 20, às 09h, uma caminhada no bairro Poço Rico, organizada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), vai buscar conscientizar a população otaciliense sobre o assunto.


Segundo Michelle Pereira, Coordenadora do Núcleo, a caminhada tem como finalidade conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos do câncer e chamar a atenção para o Novembro Azul.

Os participantes estão sendo selecionados em cada UBS. Aqueles que não foram escolhidos, mas desejam fazer parte devem comparecer no dia 20 em uma unidade e fazer sua inscrição, salientou Michelle.

Ainda conforme a coordenadora, se o dia do evento estiver chuvoso, atividades físicas e dinâmicas de grupo serão realizadas no Ginásio Nelson Melo de Liz, no bairro Poço Rico.

Às 8h30 um ônibus sairá da UBS do Novo Mundo e passará nas outras unidades pegando os participantes. O local de concentração é a Praça do bairro. Uma camiseta da campanha será dada para aqueles que participarão da ação.


MP recomenda ajustes em procedimento de transporte de pacientes em Otacílio Costa Anterior

MP recomenda ajustes em procedimento de transporte de pacientes em Otacílio Costa

Esgoto a céu aberto incomoda moradores do bairro Santa Catarina em Otacílio Costa Próximo

Esgoto a céu aberto incomoda moradores do bairro Santa Catarina em Otacílio Costa

Deixe seu comentário