logo RCN
Imagem principal

Estado tem novas leis voltadas à saúde e direitos da mulher

Nove proposições, apresentadas pelos deputados estaduais nas áreas da saúde e direitos da mulher, foram transformadas em leis pelo governo do Estado neste início de 2025 e já estão em vigência.

Fisioterapia para mulheres mastectomizadas

Lei 19.238/2025, de autoria do deputado Mário Motta (PSD), que assegura às mulheres mastectomizadas em decorrência de tratamento do câncer de mama, a realização de fisioterapia de reabilitação, com prioridade de atendimento na rede pública estadual, visando à prevenção e à redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico, no Sistema Estadual de Saúde do Estado de Santa Catarina.


Segurança da mulher na saúde

Lei 19.231/2025, de autoria do deputado Jessé Lopes (PL), que institui a política de segurança da mulher nos estabelecimentos de saúde. A normativa assegura às pacientes do sexo feminino o direito de optar pela presença de um acompanhante em consultas e procedimentos médicos.


Atendimento ginecológico a gestantes detentas 

Lei 19.232/2025, de autoria do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que assegura o atendimento ginecológico às gestantes que se encontrem sob a tutela do Estado em presídios, penitenciárias e centros de atendimento socioeducativo durante o período do pré-natal, parto e pós-parto.


Visitas virtuais a hospitais

Lei 19.235/2025, de autoria do deputado Mário Motta, que assegura a pacientes e seus familiares o direito à visita virtual em casos de impossibilidade física ou internação em setores de isolamento, em enfermarias, apartamentos e unidade de terapia intensiva.


Serviços odontológicos essenciais

Lei 19.242/2025, de autoria do deputado Rodrigo Minotto, que reconhece os serviços odontológicos como essenciais em tempos de calamidade pública, para garantir a continuidade dessas atividades em quaisquer circunstâncias.

A normativa prevê que as restrições à livre prestação de serviços odontológicos somente ocorrerão em situações excepcionais, devidamente amparadas em normas sanitárias e/ou de segurança pública aplicáveis, precedidas de decisão administrativa fundamentada pela autoridade competente, que deverá indicar expressamente a sua extensão, motivação, além dos critérios técnicos e científicos.


Hormonioterapia cruzada

Lei 19.249/2025, de autoria do deputado Sargento Lima (PL), que veda a realização de terapias de redesignação sexual para menores de idade.

A normativa prevê, entretanto, a possibilidade de iniciação da hormonioterapia cruzada a partir dos 16 anos de idade, desde que haja recomendação médica e seja respeitado o procedimento médico disposto na legislação atualmente em vigor.


Atendimento preferencial a doadores

Lei 19.250/2025, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que assegura aos doadores regulares de sangue, de órgãos, tecidos ou medula óssea o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, em eventos patrocinados pela administração pública estadual, e nos procedimentos administrativos dos órgãos públicos da esfera estadual.


Combate às doenças pulmonares

Lei 19.240/2025, do deputado Fernando Krelling (MDB), que institui a Semana Estadual de Combate às Doenças Pulmonares, a ser celebrada na segunda semana de outubro.

Conforme a iniciativa, durante o período será destinado para a realização de atividades voltadas à conscientização da sociedade sobre estes tipos de doenças, bem como para a divulgação de ações de prevenção e tratamento.


Doenças crônicas não transmissíveis

Lei 19.241/2025, do deputado Emerson Stein (MDB), que declara 7 de abril como o Dia Estadual de Prevenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Conforme o autor, o objetivo da data é promover a informação sobre doenças crônicas não transmissíveis, seus fatores de risco e medidas de prevenção e controle, além de incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis.


Alexandre Back

AGÊNCIA AL


Obras no Arboreto Botânico Municipal seguem em ritmo acelerado Anterior

Obras no Arboreto Botânico Municipal seguem em ritmo acelerado

Mutirões de Saúde seguem transformando Palmeira: fila da psiquiatria é zerada Próximo

Mutirões de Saúde seguem transformando Palmeira: fila da psiquiatria é zerada

Deixe seu comentário