Ponte para o futuro: evento conecta adolescentes e empresas em Palmeira
2º Bootcamp Palmeira mais jovem uniu adolescentes e empresas com o objetivo de proporcionar integração e conexão entre quem contrata e quem precisa se qualificar para o mercado de trabalho
No dia 25 de outubro, o Complexo Educacional Jussara Rodrigues da Cruz recebeu o Bootcamp 2º Palmeira Mais Jovem, evento que está transformando a forma como os jovens de Palmeira se preparam para o mercado de trabalho. Realizado pela Prefeitura de Palmeira, em parceria com o Sebrae, através da Sala do Empreendedor, o objetivo do evento foi aproximar jovens, em idade de se tornarem aprendizes, das empresas locais.
O Bootcamp proporcionou um dia de imersão, onde os jovens aprenderam, na prática, a resolver problemas do cotidiano empresarial, sob a orientação e supervisão de profissionais indicados pelas próprias empresas participantes. A dinâmica também incluiu sessões de perguntas e respostas, em que os profissionais apresentaram suas respectivas empresas e explicaram o que buscam ao contratar novos talentos.
Oportunidade para Jovens e empresas
A prefeita Fernanda Cordova destacou a importância da iniciativa tanto para os jovens quanto para as empresas locais: "O grande objetivo é proporcionar uma ponte de conexão entre nossos jovens e as empresas que procuram mão de obra em nosso município. Essa integração é importante porque ajuda a direcionar, de um lado, os estudantes, que podem buscar cursos nas áreas que terão mais chances de serem empregados, e ajuda o poder público na busca por parceiros para capacitar as pessoas no que as empresas mais buscam".
Para as empresas, o Bootcamp também representou uma oportunidade única de identificar jovens talentos que podem se tornar profissionais valiosos no futuro. André Waltrick, proprietário da Bal-hara, indústria de espumas, empresa que está se instalando em Palmeira, ressaltou a importância da interação com os jovens: "Há uma demanda muito grande de mão de obra qualificada, e isso nos ajuda a expor o anseio que cada indústria tem na busca por profissionais. Estar no meio deles também é interessante para entender como eles pensam e o que passa na cabeça de cada um", destacou.
Fortalecendo a Conexão com as empresas
Mayara Werner, coordenadora de RH da Indústria Sudati, que participou do evento pelo segundo ano, ressaltou o valor do programa. "Ajuda muito a fortalecer a conexão entre educação e mercado de trabalho. Estamos abrindo vagas para jovem aprendiz, e quero deixar o convite para os jovens. É um programa onde a gente desenvolve nossos jovens, orientando-os para que essa primeira experiência profissional faça a diferença".
Futuro Promissor
Franciele Cordova, Secretária de Desenvolvimento Econômico e organizadora do evento, destacou o papel do Bootcamp como uma resposta às necessidades do mercado local para facilitar o ambiente de negócios: "Uma das maiores queixas que recebemos dos empresários é a falta de mão de obra qualificada e vagas que as empresas não conseguem preencher. Nossa intenção é gerar essa proximidade entre empresas e jovens para tentar resolver esse gargalo e ajudar tanto as empresas quanto as famílias de nossa cidade", afirmou.
Michele Coelho, de 16 anos, uma das jovens participantes, compartilhou sua experiência: "Foi uma ótima oportunidade de aprender e me aproximar do mundo empresarial. Participar do Bootcamp me deu não só uma oportunidade, mas também experiência de ter mais contato com outros jovens, que aproveitaram a mesma oportunidade."
O Bootcamp 2º Palmeira Mais Jovem é uma iniciativa que reflete o compromisso de Palmeira em oferecer oportunidades concretas para seus jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e ajudando as empresas a identificar futuros talentos. Com o sucesso do evento, a Prefeitura de Palmeira segue investindo em parcerias que fortalecem o desenvolvimento econômico e social da cidade, mostrando que a união entre poder público, iniciativa privada e educação é a chave para um futuro mais promissor.
Deixe seu comentário