logo RCN
Imagem principal

Tarifa do GNV é reduzida em 11% em Santa Catarina

Efeito de redução é resultado do repasse das variações do custo do gás e transporte e da prorrogação da desoneração da alíquota PIS/COFINS

A SCGÁS informa que, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) homologou reajuste tarifário, conforme Resolução ARESC nº 250, de 16 de dezembro de 2022, com vigência a partir de 1º de Janeiro de 2023. O reajuste considera o aspecto tributário relativo à vigência da Medida Provisória nº 1.157/23, que altera a alíquota do PIS/COFINS para combustíveis reduzidos a zero, sancionada pelo Governo Federal. Há um efeito combinado de redução na tarifa do gás natural veicular de R$ 0,5009/m³, o que equivale a -11,03%. De acordo com a MP, a desoneração deste tributo federal é válida para o período entre 01/01/2023 e 28/02/2023.

Sendo assim, já considerando os efeitos da MP 1.157/23, a tarifa bruta vigente a partir de 01/01/2023 até 28/02/2023 para gás natural veicular, praticada para os postos, no Estado é de R$ 4,0403/m³. Neste valor da tarifa não está incluído o ICMS-ST (substituição tributária), que é de responsabilidade dos postos de serviços.

“A Companhia de Gás de Santa Catarina reitera que, assim como ocorre com os demais combustíveis líquidos, o preço dos combustíveis praticados nos postos aos consumidores finais é estabelecido livremente pelos revendedores de cada estabelecimento”, explica Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro da área comercial da SCGÁS.


Santa Catarina pretende criar um projeto para aumentar a competitividade do setor leiteiro Anterior

Santa Catarina pretende criar um projeto para aumentar a competitividade do setor leiteiro

Americanos estão em Lages para conhecer a cultura e tradição local Próximo

Americanos estão em Lages para conhecer a cultura e tradição local

Deixe seu comentário