logo RCN
Imagem principal

Sopa: saiba tudo sobre o alimento que é queridinho no inverno

As temperaturas mais baixas são um convite para ingerir uma sopa, caldo ou canja

O frio e as temperaturas mais baixas do inverno dão aquela preguiça de cozinhar. Nesse cenário, as sopas - além dos caldos e canjas - caem como uma luva. Práticas, de rápida preparação e muito nutritivas, elas trazem consigo uma infinidade de combinações e sabores. Há quem diga que esse é, inclusive, o prato mais antigo da humanidade, inventado pelos homens das cavernas misturando pedaços de carnes e outros alimentos em vasilhas e tigelas primitivas, muito antes até do que a domesticação do fogo.
 

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Fabila Fernanda dos Passos da Rosa, as sopas geralmente são lembradas no inverno e/ou quando as pessoas estão doentes ou em recuperação médica – são tão versáteis que nem precisam de muito esforço para a mastigação, podendo ser consumidas por todo mundo, de crianças a idosos. E a especialista afirma que o prato deveria ser consumido mais, e durante todo o ano.
 

“A sopa é uma aliada poderosa para a saúde, pois oferece uma forma deliciosa e nutritiva de consumir uma grande variedade de vegetais e ingredientes saudáveis em uma única refeição, sendo uma ótima opção para promover a saciedade, ajudando a controlar o apetite e a evitar excessos alimentares. Além disso, o prato aquece o corpo de forma revigorante e reconfortante, contribuindo para o bem-estar físico e emocional”, explica.
 

Sendo uma excelente opção de entrada, acompanhamento e prato principal, as sopas vão versáteis, oferecendo uma infindável combinação de sabores. À noite, durante o jantar, é quase uma opção perfeita: leve e de fácil digestão para o corpo que vai entrar em descanso.
 

“A sopa pode ser preparada com uma variedade de ingredientes: legumes, carnes magras, grãos e temperos, proporcionando uma combinação de nutrientes essenciais para o corpo, como vitaminas, minerais e proteínas. Inclusive, existem inúmeras receitas que podem ser adaptadas a diferentes preferências e necessidades alimentares, como sopas vegetarianas, veganas, com baixo teor de gordura, sem glúten, entre outras”, aponta.
 

Além disso a especialista ressalta que se alimentar com qualidade nutricional faz toda diferença: você nutre, hidrata e aquece o corpo, trazendo sensação de bem-estar físico e emocional. Uma dica de ouro é sempre ter sopas congeladas, pela praticidade, evita-se o consumo de alimentos calóricos e industrializados.
 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros.


Mesmo com restrições, pesca da tainha em Santa Catarina registra lanços históricos Anterior

Mesmo com restrições, pesca da tainha em Santa Catarina registra lanços históricos

Número de turistas estrangeiros cresce mais de 120% em Santa Catarina Próximo

Número de turistas estrangeiros cresce mais de 120% em Santa Catarina

Deixe seu comentário