logo RCN
Imagem principal

Rio Canoas subiu 78cm em 24 horas em Otacílio Costa

  • (Foto: Rubiane Lima) - Situação segue de emergência climática em Otacílio Costa.

Nos últimos quatro dias, o rio havia baixado 92 centímetros

Otacílio Costa segue em situação de emergência devido fortes chuvas ocorridas na madrugada de hoje (17). De acordo com boletim da Defesa Civil, somente nas últimas 24 horas, o Rio Canoas subiu 78 centímetros, deixando 22 famílias desalojadas e duas desabrigadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, com previsão de mais de 100mm de chuva, ventos superiores a 100km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Em Otacílio Costa choveu 136mm nas últimas 24 horas, elevando o nível do rio para 6,45m.

A Defesa Civil informou que todas as balsas seguem inoperantes (São Sebastião, Mato Escuro e Santa Rosa), e que há pontos parcialmente interditados em todas as localidades de interior, bairro Fátima na Rua Belizário de Liz e bairro Pinheiros na Rua João de Carvalho.

De acordo com os boletins diários emitidos pela Defesa Civil, nos últimos quatro dias o nível do Rio Canos havia baixado 92 centímetros.

(Aviso Inmet)

Previsão do tempo

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que o estado está em uma área de baixa pressão atmosférica hoje (17), associada ao fluxo de calor e umidade do norte do país, que favorece a formação de áreas de instabilidade. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa, principalmente na metade sul do estado, com destaque para as áreas de divisa com o RS. O risco é alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas. 

No sábado (18), a formação de uma nova frente fria mantém as instabilidades intensas na metade sul do estado entre a madrugada e a manhã. No decorrer do dia, com o avanço deste sistema, as chuvas também ganham força nas demais regiões catarinenses. Há condições para temporais com rajadas de vento, chuva intensa e queda de granizo em todo o estado. Já a chuva volumosa deve ficar concentrada nas áreas de divisa com o RS. O risco continua alto a muito alto para ocorrências associadas aos temporais e aos elevados volumes de chuva precipitados.

Manhã de hoje (17), em Otacílio Costa.(Foto: Rubiane Lima)

Ações recomendadas

Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em caso de situação de grande perigo confirmada, procure abrigo, evite permanecer ao ar livre. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Presidente da Coopertropas homenageado com o título Amigo da Polícia Militar Anterior

Presidente da Coopertropas homenageado com o título Amigo da Polícia Militar

Santa Catarina tem 6,9 mil vagas abertas pelo Sine Próximo

Santa Catarina tem 6,9 mil vagas abertas pelo Sine

Deixe seu comentário