logo RCN
Imagem principal

Rede Catarina de Proteção à Mulher promove café para mulheres

Abrir as portas do quartel da Polícia Militar para reunir e homenagear as mulheres do município de Otacílio Costa e Palmeira, proporcionando uma troca de vivências e experiências.  Esse foi o objetivo da 1ª Edição do café ‘De Mulher pra Mulher’, realizado na manhã de sábado, dia 11, pela Rede Catarina de Proteção à Mulher de Otacílio Costa, no pátio do quartel da Polícia Militar na cidade.

O evento reuniu cerca de 50 mulheres de diferentes espaços: empreendedoras, donas de casa, professoras, gestoras, lideranças e mulheres com histórias de superação. “Tivemos principalmente a participação de mulheres inspiradoras para conversarmos sobre assuntos relevantes como violência doméstica e a Rede Catarina de Proteção, buscando dar mais celeridade e efetividade para essas ações que oferecemos aqui no quartel”, disse a cabo
Indiara Ronconi, responsável pela rede em Otacílio Costa.

Dentre as programações da manhã, a pauta Violência contra Mulher, ou a própria violência doméstica, foi ministrada por três mulheres atuantes sobre o tema. A psicóloga Amanda Pereira falou sobre a saúde mental da mulher, a Juíza de Direito da Comarca de Otacílio Costa, Helena Vonsovicz Zeglin, falou sobre o enfrentamento da violência doméstica pelo poder judiciário, onde mostrou dados e tipos de violência que a mulher sofre e também a assistente da promotoria do município, Jheniffer Kuster, que falou sobre a atuação do Ministério Público na defesa da mulher.

Ainda a professora de artes marciais, Elaine Leal, deu aula prática de defesa pessoal para as mulheres presentes. “Nunca lute contra um homem, eles são fortes, se defenda”, comentou ela durante a sua aula.

E para finalizar, a cabo Ronconi ministrou uma palestra sobre a Rede Catarina. Na oportunidade ela apresentou a rede, mostrou e auxiliou as presentes sobre como denunciar um agressor através do aplicativo da PM, falou sobre as medidas protetivas, que hoje existem 69 ativas em Otacílio Costa, e outros assuntos relacionados ao cuidado e segurança da mulher que a rede proporciona. “Queremos, através desta manhã de muita informação, que todas as mulheres aqui levem essa mensagem e esta causa a seus lares, comentem com amigas e conhecidas. Só assim todas terão mais segurança em nossa cidade”, disse ela durante sua palavra.

Rede Catarina de Proteção à Mulher

O evento de Mulher pra Mulher foi idealizado e planejado pela Rede Catarina de Proteção à Mulher, um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina, direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher.

O programa se sustenta em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica, através do aplicativo PMSC Cidadão e do Botão do Pânico.

Secretaria da Saúde anuncia novo Processo Seletivo com 43 vagas Anterior

Secretaria da Saúde anuncia novo Processo Seletivo com 43 vagas

Laboratório da Casan realiza prova de odores na água que vai para consumo da população Próximo

Laboratório da Casan realiza prova de odores na água que vai para consumo da população

Deixe seu comentário