logo RCN
Imagem principal

O Sul São Meus Pais é a nova exposição na Fundação Cultural BADESC

Otaciliense tem sua obra retratada na mostra de arte

Pinturas, instalações e objetos compõem a exposição O Sul São Meus Pais, que será aberta na quinta-feira, 27 de julho, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. Abertura da mostra será às 19 horas, com entrada gratuita.

Com curadoria de babel babel, a exposição coletiva apresenta 30 trabalhos de artistas de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Cenora, Estela Camillo, Gustavo Magalhães, Hércules Scapo e João Matheus que se reuniram em dezembro de 2022 para organizar a exposição.

O otaciliense, João Matheus, 23 anos, residente atualmente em Florianópolis e é estudante do Bacharel em artes visuais pela Udesc. Atuante como artista visual desde 2018, é um dos envolvidos no projeto.

Para João, a arte vem para trazer uma visão além do conservadorismo que o sul carrega. “A verdade é que buscamos mais tencionar o imaginário do sul em relação ao resto do país, buscando a colocação do sul como parte do país e não isolando-o, e além disso, para além da visão conservadora e retrograda que carrega o sul, mostrar que o sul tem muito mais pra mostrar e nós como artistas participantes dessa exposição queremos, a partir do local de cada um, trazer a partir de uma narrativa imagética o que o sul é e pode vir a ser, mostrar que há maneiras de representação que não sejam as já impostas sem negar de onde viemos (do sul) e como isso nos influenciou a chegar onde chegamos e com isso propor novas visões e perspectivas a parir desse local”, destacou.

Os cinco artistas buscam traçar relações pictóricas e conceituais entre os trabalhos e se apropriam de materiais que compõem a rotina a fim de transfigurar a cronografia sulista, sugerindo um outro prisma para o público.

Para o coletivo, apresentar a exposição na Fundação é desafiador. “Poder apresentar pinturas que exploram a linguagem contemporânea para esse local, que é um patrimônio tombado, cria uma conversa muito interessante que pode se estender para a ideia de tempo e para as figuras retratadas. A nossa expectativa é de que a mostra possa repercutir e dar continuidade a conversas sobre pintura contemporânea, identidade, raça e regionalidade”, completam os artistas.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A visitação da exposição O Sul São Meus Pais é gratuita e poderá ser feita até 14 de setembro de 2023, sempre de segunda a sexta, das 13h às 19h.

 

Sobre o artista

João Matheus: nascido em Otacílio Costa/SC e residente em Florianópolis/SC, o artista é estudante do Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e atua como artista visual desde 2018. O enfoque na pintura começou em 2021.

Dois projetos de Otacilio Costa foram premiados no 3° Prêmio Klabin Semeando Educação em São Paulo Anterior

Dois projetos de Otacilio Costa foram premiados no 3° Prêmio Klabin Semeando Educação em São Paulo

Festa em honra a São Cristóvão é neste final de semana Próximo

Festa em honra a São Cristóvão é neste final de semana

Deixe seu comentário