logo RCN
Imagem principal

Mês da Conscientização sobre o autismo

Cine Azul, sessão de cinema adaptado aos autistas será realizado neste sábado

Voltado para as pessoas com TEA, pessoas com transtorno do espectro autista, familiares e amigos, a primeira edição do Cine Azul, uma sessão de cinema adaptado para os autistas, será realizado na tarde deste sábado, dia 15, em Otacílio Costa, na Poly Video Cinema, às 15 horas.

O Cine Azul aborda a inclusão e os direitos de pessoas com autismo, onde o projeto trás a ideia de alterações no ambiente para que, de fato, seja mais inclusivo para pessoas com transtorno do processamento sensorial, além de garantir um momento de diversão não somente à pessoa com autismo, mas para sua família.

Segundo a psicóloga Amanda Pereira, simpatizante, especialista e mãe de um autista, o Cine Azul surgiu a partir de um projeto lançado em 2022, em outra cidade do Estado que havia aderido, no cinema local, uma nova adaptação para pessoas com autismo. “Além disso, também foi pensando na minha vivência pessoal com o Heitor, meu filho, pois fomos apenas três vezes ao cinema, e tivemos que levar fone de ouvido. Tinha que pedir para ele ficar sentadinho porque as pessoas não entendiam que o comportamento dele não advinha de um comportamento inadequado, e sim por todos os estímulos que o ambiente oferecia, luzes e sons, e para se regular ele precisava levantar, caminhar, e foi nítido que nos olhavam diferente”, comentou Amanda.

Amanda explicou que é necessário que chegue cedo ao local,  pois será solicitada a carteirinha de identificação ou até mesmo o laudo do TEA.

O filme terá duração de 1h30min e abordará questões familiares, amizade, trabalho em equipe e a busca por objetivos comuns. “A sessão foi criada especialmente para as pessoas com autismo, terá livre movimentação dentro da sala, iluminação leve durante todo o filme e som com volume mais baixo”, explicou Amanda.

O evento é gratuito para pessoas com TEA, e acompanhantes e amigos pagam meia entrada, um valor simbólico de R$ 10. “Não temos limite para acompanhantes, por isso solicitamos que os familiares façam reservas antecipadamente, para o controle de pessoas, devido ao número de acentos”, falou a psicóloga.

O projeto é idealizado pela própria Amanda, com parceria da Poly Vídeo Cinema, que está localizado no bairro Pinheiros, na rua Vinicius de Morais, 27.

Para finalizar, a psicóloga comentou que tem vários projetos voltados aos autistas e que vão acontecer não somente neste mês, mas no decorrer do ano.

Prefeito Fabiano tratou sobre o Piso do Magistério com representantes do Sindicato dos Servidores Anterior

Prefeito Fabiano tratou sobre o Piso do Magistério com representantes do Sindicato dos Servidores

Abertas as inscrições para 1ª edição do Treinamento Básico de Atendimento a Emergências Próximo

Abertas as inscrições para 1ª edição do Treinamento Básico de Atendimento a Emergências

Deixe seu comentário