logo RCN
Imagem principal

Mais segurança nas escolas de Otacílio Costa

A manhã cinzenta de quarta-feira, dia 5 de abril, marcou o triste episódio da chacina na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, onde 4 crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos, e 5 ficaram feridas.

Segundo a polícia da cidade, um homem, de 25 anos, pulou o muro da escola e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. O ataque ocorreu em menos de dez dias após uma escola, em São Paulo, ser alvo de um aluno que matou a professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.

A chacina alertou o governo federal, estadual e municipal pela falta de segurança nas escolas. Movimentos de emergência em contratar segurança nas escolas, já iniciaram na mesma semana. Várias cidades do estado contrataram ou estão em com licitação em andamento para contratação de seguranças durante o período de expediente das escolas.

Em Otacílio Costa, o prefeito Fabiano Baldessar mobilizou, na manhã de quinta-feira, dia 6, uma reunião de emergência com diretores das escolas, secretários de sua gestão e vereadores, objetivando adotar medidas de segurança nas escolas da Rede Municipal. Já na manhã da segunda-feira, dia 10, pais e alunos foram surpreendidos com os guardas em frente às escolas, totalmente qualificados, armados e preparados para o serviço

Segundo a secretária de Educação, Ana Luzia Dos Santos de Liz, a empresa contratada foi ‘Empresa Defense vigilância’, e a contratação se deu através de dispensa de licitação, no período de 20 dias letivos e, nos próximos dias, será lançado um edital de licitação.

Ao todo, 13 guardas foram contratados. Os profissionais de segurança estão nas 12 escolas municipais e no Naes. “Cada escola conta com 1 guarda. Eles têm a função de observar alguma situação suspeita e a segurança dos espaços. Vai prestar serviço nas CEIs da 7h30 às 18, nas escolas do ensino fundamental 7h30 às 17h30 e no Naes, no período da noite”, explicou Ana Luzia.

Para a diretora do CEI Catarina Fuhrmann, Cristiane Luzia Soares Zimmermann, que é professora há mais de 20 anos, a segurança nas escolas é fundamental para a tranquilidade de toda a comunidade escolar, pois todos acabam sendo alvo de uma situação de risco, e a segurança das crianças deve estar em primeiro lugar. “Foi uma medida bem importante que o prefeito tomou. Acredito que foi o mais coerente para o momento, ter um guarda na escola, uma pessoa treinada. Trouxe bastante segurança para a toda a comunidade escolar e para todos que trabalham aqui no CEI”, comentou a diretora.

O profissional de segurança Rubiano Jurey Marques, 42 anos, está de vigia no CEI Catarina Fuhrmann. Ele, assim como os outros, monitora a entrada e saída das crianças, dos pais, prestam auxílio da equipe gestora, tem um olhar atento às crianças no parque e ao mesmo tempo atento ao portão, que é o mais importante. “É uma grande responsabilidade para nós, e na realidade esta medida já devia estar em vigor. Segurança é prioridade para todos viverem em tranquilidade”, comentou Rubiano.

 

Mais policiamento

O comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, logo após a tragédia ocorrida em Blumenau, orientou as Unidades da PMSC para que dentro de suas capacidades de efetivo realizem maior policiamento nesses locais escolares. “Aqui em Otacílio Costa não será diferente, iremos aumentar o policiamento em creches e escolas, tanto da rede municipal, como da rede estadual. Importante alertar aos pais, professores e alunos para não divulgarem notícias tendenciosas que são repassadas em massa nas redes sociais a respeito de futuros ataques para não causar pânico desnecessário em nossa comunidade, nem prejudicar o âmbito escolar do nosso município. Orienta-se, portanto, sempre procurar identificar se a fonte dessas informações são ou de veículos oficiais de comunicação, ou de entidades públicas oficiais ou de perfil de indivíduo conhecido para que depois, sendo o caso, procurar a Polícia Militar ou Polícia Civil para registro da informação”, comentou o tenente Braga, do pavilhão de Otacílio Costa.

Projeto de Lei entrou na Alesc na segunda-feira, dia 3

A Deputada estadual Ana Campagnolo, apresentou na sessão de segunda-feira, dia 3, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o projeto de lei que institui o Programa Estadual de Vigilância e Monitoramento da Rede Estadual de Ensino. Lamentavelmente, o projeto apresentado, aconteceu apenas um dia antes do ataque a creche.

O vereador do PL, Henrique Costa, apresentou na quarta, dia 5 na Câmara de Vereadores de Otacílio Costa, uma Moção de apoio, direcionando ao presidente da Alesc, Mauro de Nadal, para a tramitação e celeridade da aprovação ao projeto de Lei 0100/2023, todos os vereadores assinaram a favor. “Entramos com a moção para que seja feito o investimento em segurança nas escolas do estado e também para que o município também abrace a causa, e proporcione segurança e tranquilidade aos pais, alunos, diretores, professores e todos os colaborares que trabalham nas escolas”, falou Henrique.

Jorginho Mello anuncia medidas para aumentar a segurança nas escolas estaduais

O governo do Estado vai reforçar e ampliar a segurança no ambiente escolar da rede pública. Por determinação do governador Jorginho Mello, uma das principais medidas será a presença de segurança armada em cada uma das 1053 escolas estaduais, por meio de um protocolo integrado das forças de segurança do Estado. Além desta medida, o governador também anunciou a criação do Comitê Permanente de Operações Integradas para monitorar a implantação das ações, avaliar resultados e sugerir novos esforços para a segurança nas unidades de ensino. O anúncio das medidas foi feito nesta segunda-feira, 10, durante a solenidade de apresentação do balanço dos primeiros 100 dias de governo.

“Não importa quanto isso vai custar, o Governo do Estado vai fazer, porque nossos filhos e netos merecem estar seguros nas escolas”, frisa Jorginho Mello. O investimento previsto para efetivar as medidas de segurança nas escolas é de R$ 70 milhões.

Medidas de segurança

De acordo com o governador, as medidas serão implementadas nas 1053 unidades estaduais de ensino, que fazem parte do protocolo de segurança nas escolas, intensificado após a tragédia em Blumenau. A primeira medida – colocada em prática ainda na última quinta-feira, 6 de abril – é a ronda ostensiva de policiais militares na frente de todas as escolas da rede pública. Além disso, as Guardas Municipais também estão reforçando a segurança nas creches e escolas municipais.

Entre as outras ações destacam-se também o treinamento de professores da rede pública estadual para resposta rápida e segura e a contratação de segurança armada para atuar nas escolas pelo recrutamento de policiais civis ou militares e bombeiros que compõem o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP). As ações contam com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (SED) e vão garantir mais segurança para os mais de 520 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Fonte: Secom

1º Feirão do Emprego em Correia Pinto oferta mais de 230 vagas Anterior

1º Feirão do Emprego em Correia Pinto oferta mais de 230 vagas

Lucas Neves quer alavancar turismo na Serra de SC Próximo

Lucas Neves quer alavancar turismo na Serra de SC

Deixe seu comentário