logo RCN

Luiz Fernando de Souza, presidente da Câmara de Vereadores de Otacílio Costa

Em seu segundo mandato como vereador pelo PSD, Luiz Fernando de Souza, 45 anos, assumiu pela primeira vez a presidência da Câmara de Vereadores de Otacílio Costa. A eleição aconteceu no final de dezembro de 2022 e ele foi eleito em uma chapa única, onde todos os vereadores foram favoráveis. Ele vai presidir pela casa de leis pelos próximos dois anos.

Nesta entrevista ele conta sobre sua vida como servidor público e fala sobre política e os desafios e metas para 2023 na Câmara de Vereadores de Otacílio Costa.

Correio Otaciliense: Faça um breve relato sobre sua carreira política.

Fernando: Eu comecei como funcionário público na Secretaria de Saúde em 2002, atuando como agente de saúde, e foi pela própria secretaria que fui passando por outros cargos, que eram cargos comissionados, como fiscal da vigilância sanitária, gerente da vigilância de saúde e gerente de transporte. No ano de 2016 me candidatei, pelo PSD, a vereador, e me elegi com 412 votos, graças a um trabalho e parceria da comunidade em geral, que acreditou nas minhas propostas que eu tinha, naquele ano, para aquele mandato. Voltei como secretario de saúde em 2017, onde atuei por 3 anos e meio. Me reelegi vereador em 2020, um segundo mandato, onde nos dois primeiros anos atuei como vereador e agora, no final do ano passado, tive o privilégio, através dos meus nobres colegas vereadores, de me eleger presidente da Câmara de Vereadores de Otacílio Costa, com 11 votos favoráveis, numa chapa única.

O que representa para você, na sua carreira política, a cadeira de presidente do legislativo de Otacílio Costa?
A função do presidente é muito importante dentro do legislativo. O presidente representa a câmara quando ela se pronuncia, o presidente é quem fala em nome dos demais e também quem comanda os trabalhos da casa de leis. Para mim, que já fui gestor na secretaria de Saúde, ser gestor aqui na câmara é um prazer, vou poder novamente atender toda a nossa comunidade.

CO: Por que aceitou o desafio?

Em conversa com o executivo e com os demais vereadores, chegamos num consenso, e o meu nome foi colocado em pauta. Vi a oportunidade de poder contribuir com um pouco de conhecimento que eu tenho, aqui dentro da casa legislativa, junto com os demais funcionários. Queremos entregar um trabalho digno à comunidade, através dos projetos de leis, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estamos aqui para servir a todos.

CO: Quais são suas metas para esse ano legislativo?

O ano começou agora, nossos colaboradores retornam do recesso dia 1º de fevereiro, aí daremos início aos trabalhos da casa. Porém, já começamos com algumas atividades. Com o apoio do prefeito Fabiano Baldessar, agilizamos o lançamento do edital para o transporte escolar dos alunos que estudam fora do município. O cadastro já está sendo feito da Secretaria de Educação, até dia 31 de janeiro.

CO: De que forma pretende conduzir os trabalhos?

Nosso trabalho aqui dentro da câmara será de gestão. Vamos dar continuidade aos trabalhos dos outros presidentes. Os funcionários da casa conhecem muito da área, tem muita experiência, então vamos dar continuidade nos projetos da casa, com a parceria do executivo.

CO: O que espera da bancada da oposição e como será o tratamento com os vereadores da oposição? 

A bancada da câmara de vereadores tem uma consciência muito clara do que é a política de resultado e que a gente vai trabalhar juntos. Aqui vereador nenhum é melhor ou pior do que o outro, somos todos iguais e eu espero ter um trabalho como a gente conduziu com todos os demais, no período que fui vereador. Aqui vereador não vai ser tratado com distinção, ou porque é base, ou porque é oposição, aqui somos todos vereadores da comunidade, casa um com suas ideias, sua forma, a sua ideologia e sua forma de ver e pensar as coisas, e cabe cada um se respeitar, você não é obrigado a concordar com tudo que o outro pensa mas a gente sabe entende que cada um tem uma forma, mas a gente vai procurar unir esses pensamentos para desenvolver um bom trabalho para o nosso município. 

CO: E como pretende manter a relação com o poder executivo?

O legislativo e o executivo trabalham de uma forma muito harmônica, desde o presidente Anderson. A intensão é continuar assim, pois um depende do outro para fazerem as coisas acontecerem, e todo mundo ganha, principalmente nossa comunidade. Vamos continuar fiscalizando a prefeitura, que é nosso trabalho, mas de forma harmônica.

CO: Deixe uma mensagem ao povo otaciliense .

Dizer para o povo que a Câmara de Vereadores está de portas abertas para todos. Temos a transmissão online das sessões e também as sessões presenciais e eu espero receber a visita de todos aqui. É muito importante o envolvimento da comunidade, que as pessoas fiquem por dentro do que está acontecendo. Se não podem nos acompanhar pessoalmente nas sessões, que seja online, que também fica gravado no site da câmara. Estarei todo dia trabalhando aqui na câmara, quando precisarem de mim podem me procurar, estarei à disposição para ouvir as demandas da comunidade.

Anterior

Filho acusado de tentar matar o pai em discussão por consumo de drogas enfrentará júri

Próximo

Klabin doa mais de R$ 3 milhões para projetos ligados a idosos, crianças e adolescentes

Deixe seu comentário