logo RCN
Imagem principal

Inaugurada na Coxilha Rica empresa de exportação de genética suína

O empreendimento terá um formato semelhante ao da Granja Innova, propriedade da Topigs Norsvin, no Canadá

O prefeito, Antonio Ceron participou da inauguração da granja Inovare Núcleo Genético, na tarde de segunda-feira (11), no Escurinho, Coxilha Rica. Este núcleo de genética suína é um empreendimento da Topigs Norsvin, empresa Norueguesa e Holandesa, cujo investimento em Lages ultrapassa os R$ 60 milhões. A Granja Inovare está estruturada para ser uma plataforma de exportação de linhas puras de suínos para a América do Sul.

A Topigs Norsvin, segunda maior empresa do mundo no segmento de genética suína, presente em mais de 50 países, escolheu a região da Coxilha Rica para o seu mais novo empreendimento, pela questão da “qualidade sanitária”. E por conta disso, foi aprovada lei nas câmaras municipais de vereadores de Lages e Capão Alto delimitando um raio de 10km em volta da granja como área onde não poderá haver criatório de suínos. Este é um critério de biossegurança.

Para o prefeito, Antonio Ceron, a inauguração da empresa é um presente para a economia lageana. “A abertura de novas empresas é sempre uma oportunidade de novos negócios e diversificação da economia. Possibilidade também do lageano e do serrano se qualificar melhor, e garantir emprego em mais uma grande empresa que chega na cidade ”.

Em um período de nove meses, a Topigs Norsvin implantou na Coxilha Rica uma estrutura de 18 mil m2 de área construída. “É um marco para nós um projeto como esse. Somos uma empresa voltada à biosseguridade dos nossos produtos”, falou o diretor regional (para a América Central, América do Sul e Caribe), André Costa.

André ainda explicou que a Granja Innovare é uma plataforma de exportação de genética suína e de carne. O empreendimento que temos aqui é semelhante a planta empresarial montada no Canadá, pela Topigs Norsvin. “Agora o Brasil, junto com os Estados Unidos, faz parte dos cinco mercados chaves da Topigs Norsvin. A Granja Inovare é um marco para a suinocultura catarinense”.

A Topigs Norsvin é uma fusão de duas cooperativas europeias. A Topigs (Noruega) com 100 anos de atuação no mercado e a Norsvin (Holanda) com 65 anos de atividades. A união visa alcançar a liderança mundial em genética suína. Hoje, 160 milhões de suínos abatidos no mundo têm tecnologia da Topigs Norsvin. A empresa investe 30 milhões de euros por ano.

Pilares Empresariais

André Costa explicou que os três pilares básicos da Topigs Norsvin são: liderança de produtos (melhoramento genético); excelência operacional; intimidade com o cliente.  “Nossa meta é desenvolver, produzir e comercializar os melhores produtos. Por conta disso somos líder em genética suína nos mercados onde atuamos”, concluiu.

Texto: Iran Rosa de Moraes


Filho é condenado por extorquir a mãe idosa para financiar seu consumo de drogas Anterior

Filho é condenado por extorquir a mãe idosa para financiar seu consumo de drogas

Brasil registra queda de óbitos por aids. Confira os números de Santa Catarina Próximo

Brasil registra queda de óbitos por aids. Confira os números de Santa Catarina

Deixe seu comentário