logo RCN
Imagem principal

Grupo de gestantes volta às atividades

Troca de experiências, interação entre mães e saúde do bebê são os objetivos do grupo `Gestando um Sonho`, que iniciou quinta-feira, dia 2, no Centro de Convivência dos Idosos, em Otacílio Costa, através da Secretaria de Saúde do município.

Neste primeiro grupo, a Secretaria de Saúde esperou a participação de mais de 20 gestantes. Serão ao todo 10 encontros e a gestante pode participar independente do período gestacional. “Teremos palestras com temas específicos para gestantes, como parto, amamentação, vacinas, saúde bucal, Shantala, fisioterapia pélvica, entre outros, além de  exercícios voltados para elas”, contou uma das coordenadoras e fisioterapeuta do projeto, Erika Boehling Miyazaki Kosiniuk. Ela comenta ainda que as mães ganham um lanche em cada encontro e também ganham uma bolsa maternidade com vários utensílios para o bebê.

Conforme Erika, os encontros promovem a compreensão do processo da gestação. “O grupo é um lugar onde as futuras mamães conseguem interagir com outras gestantes e  profissionais da área da saúde, no qual estes orientam e esclarecem dúvidas sobre a gestação e pós-parto e fazem a troca de experiências com as mães participantes”.

A mamãe que quiser participar pode ir até o Centro de Idosos nesta quinta-feira. “Importante a participação da mãe neste primeiro dia do encontro, pois vamos apresentar o projeto, os temas que serão abordados, e teremos muita recreação e sorteio de brindes”, enfatizou a fisioterapeuta.

 O grupo é coordenado por Erika e pela enfermeira Rosângela Garcia. Assim que realizarem os 10 encontros, inicia-se um novo grupo, e assim, sucessivamente.

Taiomara participa do grupo pela segunda vez

De 34 semanas, em uma gestação gemelar, Taiomara da Silva Andrade, 39 anos, está esperando  a chegada de Clara e Helena. Ela conta que já participa do grupo de gestantes há 13 anos, quando nasceu seu 1º filho, Bruno.

Moradora do bairro Fátima, Taiomara contou que sua segunda filha, a Mariah, nasceu na pandemia e na época não tinha os encontros, justamente pela segurança das gestantes. Desta vez, em sua  terceira gestação, ela viu que o grupo retornou e começou a frequentar. “Apesar de ser mãe de dois filhos, tive a curiosidade de participar novamente, pois nenhuma gestação é igual. Recebi a algumas semanas a mensagem da agente de saúde para estar participando, e eu acatei. A Erika e a Rosangela acolhem muito bem a gente, demonstram amor e carinho, e os conteúdos que elas nos passam são muito importantes. A gente se sente mais confiante, elas são muito profissionais”.

Ela ainda comenta que vale muito a pena participar, tanto a mãe de primeira viagem, quanto a segunda e terceira. “Recomendo muito, a gente é muito bem amparada. Ganhamos um kit maternidade de ótima qualidade e ainda somos agraciadas com a companhia de outras mães”, finalizou.

Cerca de 12 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos pela PMRv e PRF Anterior

Cerca de 12 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos pela PMRv e PRF

Lucas Neves Será o líder do podemos na Alecs Próximo

Lucas Neves Será o líder do podemos na Alecs

Deixe seu comentário