logo RCN
Imagem principal

Fanag é um sonho da Escola Agar Alves Nunes

Por alguns anos a Escola Estadual Agar Alves Nunes ficou sem ter uma fanfarra. Em desfiles cívicos e outros atos, a escola era representada por outras bandas do município. E em 2019, a diretora Yara Andrea do Nascimento, fez esse sonho renascer, e a Fanag passou a ser a fanfarra da escola.

A ‘Fanfarra da Escola de Educação Básica Agar Alves Nunes - Fanag’ surgiu, quando o professor de Matemática e Física, Valmir de Liz, ficou efetivo na escola. O professor, como já tinha uma experiência de mais 20 anos participando em fanfarras, e 12 anos como professor da Famar, Fanfarra da E.B.M. Marechal Rondon, aceitou o desafio da diretora Yara, em montar uma fanfarra para escola. Aí nasceu a Fanag.

A banda conta com 22 alunos na corporação musical e 7 no pelotão de bandeiras, com faixa etária entre 10 e 18 anos e tem como objetivo representar a escola em eventos e atos cívicos.

Os alunos tocam músicas de diversos gêneros, de sertanejo a rock, já para os desfiles cívicos, procura-se sempre músicas que contribuam para a marcialidade. Segundo o professor Valmir, eles contem com um acervo completo de instrumentos. “Contamos com instrumentos de percussão, como Bumbo, Caixas/Repiques, Pratos, Liras, e instrumentos melódicos, escaletas.

XIII Confabansul

A Fanag foi uma das fanfarras que teve destaque e reconhecimento nos atos cívicos realizados este ano em Otacílio Costa, pela qualidade de som, desempenho, postura e comprometimento dos alunos e professor, e um dos objetivos do grupo é também participar de concursos de fanfarras.

Segundo o professor Valmir, durante todo o ano existem diversos concursos por todo o estado e pelo país, e inclusive Otacílio Costa já teve algumas fanfarras, como Fadom, União Fênix, Famoc e Famar, que já obtiveram diversos prêmios no estado e fora dele. “Inspirado na história dessas fanfarras, surgiu a vontade de iniciarmos a nossa fanfarra no mundo de concursos. Para o primeiro concurso, escolhemos o XIII Confabansul, organizado pela Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (ABANFAESC), que será realizado neste sábado, dia 30 de setembro, na cidade de Ponte Alta,”, explicou o professor.

A Fanag vai concorrer com mais de 40 fanfarras do estado de Santa Catarina e Paraná, e de diversas categorias. A categoria da Fanag é Banda de percussão com instrumentos melódicos.

A premiação do concurso será troféus aos campeões de cada categoria, mas o verdadeiro prêmio e objetivo da Fanag é que os alunos participem de mais concursos e eventos. “São o aprendizado, a socialização e também o sentimento de pertencimento, afinal eles estarão representando a comunidade em que vivem, o bairro, a escola e o município em que vivem. Creio que esse será o nosso maior prêmio”, disse o professor.

Representatividade

O professor comentou que o grupo está ansioso e nervoso, pois é um mundo totalmente novo para todos os integrantes. Segundo ele o concurso é algo diferente de um desfile cívico. “No concurso existem várias regras a cumprir, e tudo conta ponto. Mas também estão felizes por saberem que irão se apresentar e ver várias fanfarras diferentes, com o mesmo objetivo”.

Agora o sonho é continuar aumentando a fanfarra, comprando novos instrumentos, investindo na roupa, para que possam, cada vez mais, estar se apresentando e representando a comunidade otaciliense em eventos pelo estado.

Há muitas décadas o governo deixou de investir nas fanfarras escolares. “Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que nos ajudam, pois tudo aquilo que adquirimos para a fanfarra vem dos eventos que a escola faz, como bingos, noite do pastel, etc. Para podermos contratar o transporte para o evento do dia 30, realizamos uma rifa, onde graças ao apoio da direção, professores e comunidade, conseguimos arrecadar quase o suficiente. A nossa escola possui uma história linda, e queremos continuar construindo uma história ainda mais linda. Para isso o apoio dos nossos munícipes é essencial”, finalizou o professor.

Interior de Bocaina do Sul recebe Ecopontos Anterior

Interior de Bocaina do Sul recebe Ecopontos

Crianças celebram Dia da árvore plantando o futuro em Palmeira Próximo

Crianças celebram Dia da árvore plantando o futuro em Palmeira

Deixe seu comentário