logo RCN
Imagem principal

Expolages 2023 será na primeira semana de outubro

Organizadores prospectam a realização de uma das maiores feiras dos últimos anos. Estantes internos e externos já estão quase 100% comercializados. A exposição de animais será muito representativa

Lages 22/08/23 - A maior feira multissetorial da Serra Catarinense, a Expolages 2023, será realizada de 3 a 8 de outubro, uma semana antes do previsto. A necessidade da antecipação se deve especialmente ao pedido de produtores, porque a venda de reprodutores de animais se concentra no mês de setembro, e até mesmo pela necessidade de retirar o gado das lavouras para plantio da soja. Considera-se também o fato de não conflitar com eventos de grande porte, no mesmo período, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Conforme explica o presidente do Sindicato e Associação Rural, Márcio Cícero Neves Pamplona, com a antecipação, foi possível trazer para dentro da Expolages, a exposição nacional da raça charolesa, que no ano passado foi realizada em Esteio (RS). Também haverá uma exposição ranqueada das raças Herford e Braford, na qual, os participantes concorrem ao ranking nacional das raças, inclusive, oficializada pela Associação Brasileira de Criadores. Expositores dos três estados do Sul serão atraídos à participação em Lages, exatamente pelo fato da contagem de pontos para o ranking de criadores.

Outra novidade envolve a raça do cavalo crioulo, com a realização da primeira exposição passaporte, com credenciamento para Esteio (RS), e que antes eram somente realizadas no outono. Este ano, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), decidiu que a exposição passaporte também aconteça na primavera, e durante a Expolages.

Ovinocultura

A Exposição Sul Brasileira de Ovinos, este ano, também será trazida para dentro da Expolages. No ano passado ela ocorreu em separado. O Sindicato Rural já está projetando o aumento do espaço para alojar a grande quantidade esperada de animais. Conforme Márcio Pamplona, a ovinocultura terá um ganho representativo com a exposição de variadas espécies.

Leilões

Em paralelo à exposição multissetorial que já está com quase 100% dos espaços internos e externos comercializados, os leilões de animais seguem como grande coqueluche do evento. De 5 a 9 de outubro, a programação prevê leilões característicos como o de reprodutores bovinos, de todas as raças expostas, além da Feira da Novilha, Gado Geral e de cavalos crioulos e quarto de milha. O calendário dos leilões ainda está sendo definido. “Esta será sem dúvida, uma das maiores exposições já realizadas em Lages nos últimos anos”, salienta Pamplona.

 

Há dez anos transformando vidas, Novos Caminhos é celebrado com homenagens e palestras Anterior

Há dez anos transformando vidas, Novos Caminhos é celebrado com homenagens e palestras

Programação da Expointer 2023 celebra 60 anos da Associação Brasileira de Angus e 20 anos do Programa Carne Angus Certificada Próximo

Programação da Expointer 2023 celebra 60 anos da Associação Brasileira de Angus e 20 anos do Programa Carne Angus Certificada

Deixe seu comentário