logo RCN
Imagem principal

Escola Nossa Senhora de Fátima realiza 1º Ciclo de Palestras sobre inovação

Os alunos do 2º e 3º ano do novo ensino médio da Escola Nossa Senhora de Fátima, de Otacílio Costa, participaram, na manhã de segunda-feira, 19, no auditório da escola, do 1º Ciclo de Palestras do Curso Técnico em Administração, com o tema ‘Inovação e Empreendedorismo’, com feira de profissões, de outras instituições de ensino superior da região serrana.

O evento, que foi exclusivo para os alunos da escola, contou com a participação de 250 alunos do ensino médio e técnico, e teve como objetivo apresentar profissões aos jovens, os encorajando a empreender e escolher uma profissão, para começar a pensar em suas carreiras e futuros. “É um jeito de mostrar, na realidade, indicações de profissões através da escolha individual de cada palestrante, como acontece a vida dentro de cada profissão. Então hoje dedicamos a manhã para ouvir pessoas, como engenheiro, enfermeiro, farmacêutico, advogado, e outros, além da parceria da Uniplac, Senac, Sesi/Senai, Instituto Mix e CEOC, que apresentaram seus cursos para os alunos”, comentou o diretor da escola, Valdinei Luciano da Silva.

As alunas do 2º ano, Maria Luiza Medeiros, 16 anos e Marcela Carolina Feksa Foltz, 16 anos, que cursam juntas o curso de administração, comentaram sobre a relevância do curso para elas. “O curso de administração tem sido muito proveitoso. Temos atividades lúdicas que nos fazem entender o mercado de trabalho, e o curso é importante porque ele é usado em todas as áreas da vida, tanto na área de direito quanto na área da saúde para sabermos administrar nossa vida”.

Maria Luiza contou que pensava em cursar ciências exatas ou biomedicina, e o curso abriu portas para novas opções. “Eu quero ser empreendedora, e com o curso técnico eu vi que eu realmente quero isso. Tivemos a oportunidade de conhecer Orion Parque e a Uniplac, em Lages, e lá todos os instrumentos de medicina e biomedicina, e aí ‘pulei’ um pouco para área da saúde e estou pensando sobre o que fazer agora, mas sei que quero empreender e atuar como administradora também”.

Já Marcela, que também pensava em estudar algo na área de saúde, com o curso de administração, viu a oportunidade de pesquisar sobre o Direito. “O curso técnico me abriu uma nova visão para área do direito, então eu acredito que tenha sido muito importante, como experiência de vida e como abertura ao mercado de trabalho”.

Estava presente no evento, o coordenador regional da educação do Estado de Santa Catarina, Armando José Duarte, que morou por 40 anos em Otacílio Costa e conhece dos anseios da educação do município. Ele comentou que o novo ensino médio é uma grande vitória para a rede estadual. “Antigamente, os alunos tinham que ir para Lages para fazer um curso técnico e, hoje, a escola Nossa Senhora de Fátima está oferecendo um curso de administração, e com qualidade”.

Armando explanou aos alunos, sobre a importância em eles cursarem o técnico, pois com a nova Área Industrial, terá muito oportunidade de mercado de trabalho e será mais importante ainda para capacitar os jovens. “Daqui a pouco, as empresas que virão para cá, terão que buscar profissionais em outros municípios, então é importante que Otacílio Costa capacite seus alunos e nós, aqui do Nossa Senhora de Fátima, ficamos felizes em oferecer o curso técnico em administração. Nós queremos incentivar as outras escolas para que tenhamos mais cursos técnicos a exemplo do Senai, em Lages, que farão parcerias para levar às escolas cursos gratuitos e é importantíssimo trazermos para Otacílio Costa. Estas são as trilhas do Novo ensino médio, onde os alunos podem optar por um curso técnico”.

Investimentos para Otacílio Costa

Na oportunidade, Armando e a direção da escola inauguraram algumas reformas feitas na unidade. Ele comentou que outros investimentos estão sendo realizados nas quatro escolas estaduais de Otacílio Costa. “Estamos investindo bastante aqui e no Agar Alves Nunes. Estamos com um investimento de quase R$ 100 mil. Fizemos a parte elétrica, manutenção no Elza Deeke,  e lá na Fazenda Olinkraft, vamos fazer a construção de banheiros, isso em apenas 5 meses que estou na coordenação”.

Para finalizar, Armando deixou uma mensagem para os alunos e pais, leitores do jornal. “Lugar de criança é na escola, para que elas estudem, para que os jovens se capacitem com cursos técnicos, para se prepararem para o mercado de trabalho. Quando eu comecei a trabalhar eu tinha 18 anos, comecei como professor e hoje eu cheguei a ser coordenador da CRÉ, graças à educação, então a única forma que nós temos para sobressair, principalmente as classes mais baixas, é estudar. Tem que estudar para vivenciar um futuro cada vez melhor, então peço a Deus que abençoe cada habitante de Otacílio Costa”.

Prefeito e Vice de Otacílio Costa retornam satisfeitos de reunião com Governador em Lages Anterior

Prefeito e Vice de Otacílio Costa retornam satisfeitos de reunião com Governador em Lages

Férias escolares começam na segunda semana de julho Próximo

Férias escolares começam na segunda semana de julho

Deixe seu comentário