logo RCN
Imagem principal

Escola Marechal Rondon completou 60 anos

Motivo de orgulho para a história de Otacílio Costa, a Escola de Educação Básica Municipal Marechal Rondon celebrou os 60 anos da escola com os colaborares, professores, diretores, convidados e alunos, na quinta-feira, dia 11 de maio. Atualmente a escola atende 535 alunos de Otacílio Costa, do 1.º ao 9.º ano do ensino fundamental e está localizada no bairro Santa Catarina.

A direção da escola preparou um dia para festejar com os alunos. Na quinta, teve o corte do bolo, os parabéns a escola, discursos de lideranças locais e a benção com o Pastor Nathanel Mello e Padre Darci.

Para a direção, fazer parte de uma data tão importante é sentimento de gratidão e alegria. Eliane Correa da Costa Steffen, diretora da Marechal, conta que faz parte da escola há mais de 40 anos, por ter a oportunidade de estudar na mesma. “É uma data bem significante para mim, pois fui aluna, professora, hoje diretora, meu filho mais velho se formou aqui, e meu filho mais novo estuda aqui, então a escola é bem especial para mim e para minha família”, comentou a diretora.

Homenagem

No dia 3 de junho, a escola vai prestar uma homenagem a todos os ex-professores e ex-diretores, no Salão da Igreja Matriz, visando resgatar a história da instituição e agradecer aos profissionais pelo trabalho e dedicação que tiveram em quanto estavam ativamente prestando serviços à escola.

Após a homenagem, terá um baile com a banda Torre de Babel. As mesas estão sendo vendidas pela direção, ou através dos telefones 32753023 ou 999517373.

Histórico

A primeira sede da escola Marechal Rondon foi à Avenida Olinkraft, ao lado da casa do “Seu Zéca Pires”, que era esposo de dona Nadir Fernandes Farias. Ali fora construído uma ‘casinha’ separada para que dona Nadir pudesse dar aulas e, assim, nascia à escola Marechal Rondon. O período em que a escola funcionou neste terreno foi curto, tanto que não há registros acerca das informações contidas nesta matéria. Após este curto tempo, o senhor Heleodoro Ribeiro Neto, senhor ‘Waltrick’ doou dois dos terrenos onde hoje está localizada a escola, para que os alunos tivessem mais espaço. O primeiro nome da escola foi ‘Escola Isolada Fábrica de caixas’, em 1963, continha apenas 38 alunos, do 1.º ao 4.º ano do ensino fundamento, todos em uma sala só.

A dona Nadir, que era a professora, assumiu, também, os postos de diretora e merendeira, porque, na época, a professora que trabalhava em uma escola era de multitarefas, ou seja, tinha sob sua responsabilidade todas as atividades correspondentes à escola.

Em 1968, a escola passou a se chamar “Escola Desdobrada Marechal Rondon” e ainda atendia alunos de 1ª a 4ª série. Foi apenas em 1993 que a escola começou atender crianças de 5ª à 8ª, e neste período fincou o nome Escola Básica Municipal Marechal Rondon, onde hoje, é o prédio atual.

A professora aposentada, Jane Teresinha Erckmann, contou que com apenas quatro salas e a cozinha, em um espaço menor, iniciou-se a história de 60 anos onde, hoje, atende, em média, mais de 550 alunos, com amplo espaço, bibliotecas, sala de informática, refeitório, quadra, pracinha, ginásio, e, mesmo com tanto espaço, ainda há necessidade de ampliação para mais salas de aula devida grande demanda de alunos.

Sicoob Credicaru distribui R$ 11,7 milhões de sobras a cooperados Anterior

Sicoob Credicaru distribui R$ 11,7 milhões de sobras a cooperados

Primeira cirurgia é realizada no Hospital Santa Clara Próximo

Primeira cirurgia é realizada no Hospital Santa Clara

Deixe seu comentário