logo RCN
Imagem principal

Deputado Marcius Machado conversa com Defesa Civil para acelerar ajuda a municípios atingidos por granizo

Granizo, chuva intensa e ventos fortes assustaram grande parte dos municípios catarinenses, sendo a Serra Catarinense uma das regiões mais atingidas. 

Só em Otacílio Costa, 400 residências foram atingidas, necessitando o decreto de situação de emergência e a distribuição de lonas para os afetados. Preocupado e atento à situação, o deputado Marcius Machado (PL) entrou em contato com o secretário de Estado e Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando, para que o Estado possa contribuir de forma ágil e concreta. 

“Algumas propriedades foram destruídas em Palmeira e Otacílio. Encaminhei o documento do decreto de calamidade para o Coronel Armando, para que possa contribuir com a nossa região. É importante que o Estado se faça presente.”, ressalta o deputado.

O decreto de calamidade é quando auxilia no requerimento de auxílio direto e imediato após situações de emergências em cidades, Estado e até mesmo no País. Desta forma, algumas barreiras e impeditivos legais para a concessão de novos socorros e empréstimos podem ser superadas, e até financiamentos de órgãos federais poderiam ser liberados. Além disso, recursos carimbados para determinadas áreas podem ser remanejados para outros compromissos.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para mais chuva e temporais em metade de Santa Catarina, com chance de bastante granizo. Entre as regiões a serem afetadas, está a Serra Catarinense. Por isso, o deputado Marcius Machado pede atenção e para que a população esteja preparada.

“Procurem locais seguros para se abrigar no momento da chuva, evitem sair de casa e protejam crianças e animais de estimação. Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil no 199 ou Corpo de Bombeiros, 193”, destacou o deputado. 

Confira mais dicas, de acordo com a Defesa Civil, para proteção em caso de granizo:


    Abrigue-se em local coberto e seguro resistente a fortes ventos, onde não há riscos de destelhamentos;

    Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;

    Não se abrigue em frágeis coberturas metálicas ou de vidro;

    Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes;

    Evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela queda
    de granizo.


Celesc vai construir três novas usinas de energia solar com investimento de R$ 22 milhões Anterior

Celesc vai construir três novas usinas de energia solar com investimento de R$ 22 milhões

Lucas Neves mobiliza apoio emergencial para atingidos pelo granizo na Serra Próximo

Lucas Neves mobiliza apoio emergencial para atingidos pelo granizo na Serra

Deixe seu comentário