logo RCN
Imagem principal

Cirurgias eletivas são realizadas no Hospital Santa Clara

Em fevereiro deste ano, o governador do Estado, Jorginho Mello, lançou o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, promessa de sua campanha, que visa zerar a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde.

Com este programa, vários hospitais do estado, aptos a realizar cirurgias, abriram as portas para prestar o serviço. Com suor e dedicação de toda equipe do hospital, de Otacílio Costa, em março deste ano, a diretoria do Hospital Santa Clara e Administração Municipal entregaram à comunidade um novo Centro Cirúrgico, com duas novas salas.

O Centro já realizou cirurgias particulares este ano, porém, o que era esperado pela diretoria, era a prestação de serviço, através das cirurgias eletivas, pelo programa do governo do estado. E elas deram inicio na última semana.

Sexta-feira, 28 de julho, sete cirurgias foram realizadas pela equipe médica de Lages e equipe de enfermagem do hospital. Os pacientes eram de Lages e Otacílio Costa, respectivamente.

No dia foram realizados Hernioplastia Inguinal, Umbilical e Epigástrica, e Cirurgia Colecistectomia (vesícula).

Segundo Beatriz Mesquita, interventora do HSC, as cirurgias vão ocorrer semanalmente, às sextas-feiras. “Estamos aptos a realizar cirurgias pelo SUS como Hernioplastia, Vasectomia e Colecistectomia, além de todas as que são particulares”.

O principal objetivo da diretoria do hospital, com as cirurgias eletivas, é colaborar para diminuir a demanda de cirurgias a nível estadual, visando solucionar os problemas dos pacientes, garantindo sua melhora. “Embora a tabela SUS esteja defasada em relação aos valores pagos, esperamos ter um retorno em quantidade, tendo em vista que são muitos pacientes no aguardo para realização de cirurgias eletivas em todo o estado”, explicou Beatriz.

Cirurgias Eletivas

Cirurgia eletiva é aquela programada, que não é considerada de urgência.

O paciente vai a uma consulta, é indicada uma possibilidade de cirurgia e, posteriormente, a pessoa é encaminhada para um serviço especializado.

Esse serviço especializado vai ter um cirurgião daquela área ou um especialista que vai indicar, efetivamente, se o paciente precisa fazer uma cirurgia eletiva, ou seja, o paciente pode ter um pequeno aguardo enquanto são feitos os exames adequados.

Otacilio Costa vence Anita Garibaldi no Regional de Veteranos acima de 50 anos Anterior

Otacilio Costa vence Anita Garibaldi no Regional de Veteranos acima de 50 anos

Torcidas do Bem organiza Torneio de Pênaltis beneficente Próximo

Torcidas do Bem organiza Torneio de Pênaltis beneficente

Deixe seu comentário