logo RCN
Imagem principal

Apoio para Projeto de Lei que regulamenta caça do javali

  • Divulgação - Caça do javali tem sido fruto de debate em todo estado

Dezenas de municípios se mostraram favoráveis ao trabalho

Em sessão realizada na quinta-feira (9), o deputado Lucas Neves (Podemos) expressou seu agradecimento pelas moções de apoio recebidas. Diversas Câmaras de Vereadores, totalizando 45 cidades catarinenses e um município paranaense, União da Vitória, manifestaram seu apoio ao inovador Projeto de Lei que visa regularizar a caça do javali em Santa Catarina.

Na tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc), o parlamentar destacou a abrangência do problema, ressaltando que não se trata apenas de questão regional, mas de desafio estadual. Neves enfatizou a preocupação de que a praga do javali possa impactar a vida nos grandes centros urbanos, alertando para a possível escassez de alimentos e proteína na mesa do consumidor.

Autor do projeto é o deputado Lucas NevesAssessoria de Imprensa

O Projeto de Lei, identificado como PL/0393/2023, propõe a autorização específica para o controle populacional e manejo sustentável do animal. Isso inclui diversas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento. A base legal para essa iniciativa encontra respaldo no artigo 24 da Constituição Federal, que estabelece a competência concorrente da União e dos Estados para legislar sobre questões ambientais. Desde julho, o Ibama suspendeu novas licenças para a caça regulamentada de javalis no Brasil, em conformidade com um novo decreto que estabelece critérios rigorosos para a aprovação dessas autorizações.

"Temos que parar de criminalizar o agronegócio, que movimenta este país. Parece que querem destruir o homem do campo, e aí eu quero ver quem vai colocar alimento na mesa das pessoas. Precisamos de uma ação urgente para resolver essa questão dos javalis", destacou o autor da proposta.

Atualmente, o Projeto de Lei encontra-se em análise na Comissão de Agricultura antes de ser submetido à votação no Plenário. Estima-se a presença de um a dois javalis por metro quadrado, totalizando cerca de 200 mil animais no território catarinense. Esses animais têm causado danos significativos, destruindo plantações, ameaçando a vida selvagem, contaminando rebanhos e gerando preocupações entre os produtores nas regiões da Serra, Meio-Oeste e Oeste catarinenses.

Rotary Club entrega doações para atingidos pela enchente Anterior

Rotary Club entrega doações para atingidos pela enchente

Meio ambiente e sustentabilidade em pauta Próximo

Meio ambiente e sustentabilidade em pauta

Deixe seu comentário