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Projeto atua para popularizar alfabetização e divulgação científica

No primeiro vídeo da série “Univali na Comunidade”, egresso relata como experiência na Extensão contribuiu para formação profissional


O projeto de extensão Química Social, vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), nasceu em 2017, com a missão de ampliar a aprendizagem de química na comunidade, sobretudo entre os estudantes do ensino fundamental. A iniciativa, que utiliza ferramentas de contextualização e experimentação para apresentar o conteúdo de modo didático ao público, envolve a participação de acadêmicos e professores da área.

A professora Gizelle Inacio Almerindo, que é uma das coordenadoras do Química Social, explica que a essência do Projeto é justamente promover a alfabetização e a divulgação científica. “As atividades são desenvolvidas de modo que crianças, jovens e adultos sejam capazes de identificar a presença e a importância da química em seu cotidiano e tomar decisões mais conscientes a partir do conhecimento adquirido.”

Nesta terça, 30, o Química Social estreia a série de vídeos “Univali na Comunidade” que visa divulgar os projetos de extensão oferecidos pela Instituição de Ensino. A peça, que será veiculada nas redes sociais oficiais da Universidade, traz o relato do egresso do curso de Engenharia Química, Felipe Muller. Durante dois anos, o jovem foi extensionista no Projeto e compartilha como a experiência contribuiu para a sua formação acadêmica e profissional.

A melhora na capacidade de comunicação foi um dos pontos que o egresso elencou como adquiridos durante a sua atuação no Química Social. Além de ter auxiliado na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e na fixação e aprofundamento do conteúdo abordado em sala de aula, Muller conta que o aprendizado proporcionado pelas atividades da extensão vem sendo útil em sua vida profissional.

“Logo que eu fui efetivado do meu estágio na indústria, assumi uma função ligada ao controle de qualidade. Neste cargo eu apliquei treinamentos nos quais demonstrava à equipe da fábrica como eram realizadas as atividades científicas e químicas no laboratório. Então, a experiência adquirida me auxiliou muito a mostrar ao pessoal quais eram as análises que estávamos fazendo e por que as fazíamos. Foi bem similar ao que fazíamos no Projeto de Extensão, que era pegar um conhecimento muito específico e traduzi-lo, de forma simples e clara, às pessoas impactadas por aquele tópico.”, conta.

Muller lembra que descobriu a Extensão já na primeira semana de aula, durante uma palestra na qual o reitor da Univali, o professor e também químico Valdir Cechinel Filho, explicou que além do ensino, a Universidade contava com atividades de pesquisa e extensão. “Eu busquei participar de tudo isso durante o período em que fui acadêmico, mas a extensão foi a menina dos meus olhos.”, admite.

Para Almerindo, a proposta do Química Social ajuda a aproximar a ciência do cidadão comum, tornando-os mais conscientes na compreensão do mundo que os cerca, além de ser um incentivo à busca por carreiras científicas. “Particularmente, posso dizer que aprendi a importância de divulgar cientificamente o que fazemos na pesquisa e me apaixonei pela possibilidade de poder aproximar a comunidade da ciência utilizando uma linguagem mais acessível. Eu já gostava de estar no laboratório, na sala de aula e envolvida com a pesquisa, mas as atividades de extensão preenchem a minha alma.”, reconhece a docente.

A professora Patrícia Foes Scherer Costodio também atua na coordenação do Química Social. Ela observa que o projeto nasceu da necessidade do curso de Engenharia Química de ter um projeto de extensão trabalhando as necessidades sobre a popularização da química, bem como de demonstrar como a temática está inserida nas atividades do dia a dia.

“Oportunizamos aos nossos acadêmicos demonstrarem às crianças, que eram nosso público alvo inicial, a importância de conhecer as reações que regem a maioria das grandes transformações e também poder encantar futuros cientistas que, por sua vez, poderiam estar desconectados da ciência.”, observa Costodio.

Sobre o Química Social

O projeto de extensão Química Social realiza ações com foco na alfabetização, divulgação e popularização da ciência para crianças, jovens e adultos visando formar cidadãos mais conscientes quanto as suas decisões no dia a dia. Dentre as ações que visam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa promove oficinas temáticas na Rede Pública de Ensino, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na indústria.

Além disso, a iniciativa também promove divulgação científica na rede social Instagram, por meio do perfil @quimicasocial e o desenvolvimento de materiais educativos como o aplicativo “Cientistas para Colorir” e o livro digital “Cientistas para Colorir - atividades para aprender e se divertir”, já disponíveis para download gratuito.

Mais informações: Com as professoras Gizelle Inacio Almerindo (gizelle.almerindo@univali.br) e Patrícia Foes Scherer Costodio (pscherer@univali.br).

 

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