logo RCN
Imagem principal

Copercampos destaca-se no movimento ESG e prepara primeiro relatório de sustentabilidade

A Copercampos está assumindo uma posição de liderança setorial ao colocar em prática uma agenda ESG (Environmental, Social and Governance). Desde o início deste ano, a cooperativa tem conduzido levantamentos abrangentes e consultas com stakeholders, visando construir uma base sólida para o relatório de sustentabilidade.

O objetivo central é gerar valor por meio dos programas sociais, ambientais e de governança que já estão em vigor na cooperativa. Através do trabalho do grupo gestor do Programa ESG, a cooperativa visa não apenas destacar suas ações sustentáveis, mas também demonstrar como esses princípios são fundamentais para um sistema de gestão eficiente.

Com suporte técnico da FAU Consultoria, a cooperativa está elaborando um relatório baseado na a metodologia GRI (Global Reporting Initiative), um padrão global para demonstração e proposição de ações em ESG. Esse documento não apenas refletirá os valores e propósitos já consolidados na Copercampos em ações tangíveis, mas também fornecerá dados precisos e informações abrangentes para parceiros e clientes.

"Estamos comprometidos em transformar nossos princípios em práticas efetivas para impulsionar o desenvolvimento sustentável em nossa região. As ações desenvolvidas pela cooperativa e por seus associados estarão presentes no relatório, demonstrando assim a sustentabilidade do negócio todo. Nossa cooperativa assim amplia sua participação na construção de um futuro mais sustentável", enfatiza o Diretor Executivo Laerte Izaias Thibes Júnior.

Entre as ações já levantadas, estão o consumo e produção de energia própria renovável, gestão de emissões de carbono, reutilização de água, além da gestão de pessoas, práticas de agricultura regenerativa e de adequação ambiental em propriedades rurais associadas.

A Copercampos já está desenvolvendo desde 2023, projetos voltados à qualificação do manejo de solo em sua região de atuação. Em parceria com a Embrapa, estão sendo avaliadas as condições físicas e químicas do solo, a fim de propor estratégias para a melhoria do solo e do modelo de produção, visando o incremento de produtividade com o uso eficiente do plantio direto.

A cooperativa ainda desenvolve junto a parceiros o programa Clube do Carbono. O objetivo é estimular a agricultura sustentável com o resgate da adoção do sistema de plantio direto na palha, gerando receitas e buscando viabilizar o ingresso dos associados no mercado de créditos de carbono.

Ações sustentáveis

 A Copercampos já vem incorporando a sustentabilidade em suas ações desde 2023, quando transformou o encontro de Bonificação de Sementes, em evento em carbono neutro. Isso significa que as emissões de Gases de Efeito Estufa associadas ao encontro foram quantificadas e, posteriormente, compensadas com a compra de créditos de carbono. Assim, a Copercampos neutralizou o impacto climático do evento, demonstrando publicamente e perante seus associados o compromisso com a sustentabilidade e o futuro do planeta.

Propriedades terão diagnóstico

Além das ações dentro da cooperativa, propriedades rurais de associados estão participando do projeto. Três iniciativas distintas estão sendo desenvolvidas:

1 - Mapeamento das propriedades rurais: Utilizando aeronaves, as fazendas são mapeadas em alta resolução. Junto com o mapa, é gerado um relatório técnico que descreve os usos do solo, oferece indicações sobre a adequação à legislação ambiental e fornece dados para melhorar a gestão das atividades agrícolas.

2 - Aplicação de ferramenta de análise ESG Rural: Esta ferramenta de diagnóstico das propriedades rurais abrange um conjunto de avaliações para analisar a situação atual e elaborar planos de ação que conduzam a propriedade a uma maior eficiência, baseando-se nos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança).

3 - Determinação do balanço de carbono rural: A solução permite quantificar o carbono emitido e retido nas atividades agrícolas e em toda a propriedade rural. Entre os objetivos estão aumentar a fertilidade dos solos, retendo mais carbono, aumentar a eficiência na produção e reduzir as emissões na agricultura.


Lucro da Celesc aumenta 6,40% no 1º trimestre de 2024 Anterior

Lucro da Celesc aumenta 6,40% no 1º trimestre de 2024

Gestão apoia Rio Grande do Sul na emissão da 2ª via da Carteira de Identidade Nacional O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata Próximo

Gestão apoia Rio Grande do Sul na emissão da 2ª via da Carteira de Identidade Nacional O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

Deixe seu comentário