logo RCN
Imagem principal

Mudanças climáticas em Santa Catarina podem afetar a saúde dos olhos, diz oftalmologista

Segundo especialista em cirurgia refrativa do Oftalmos - Hospital de Olhos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa, a junção de oscilação de temperaturas, poluição e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos causam impacto negativo nos olhos

Santa Catarina está enfrentando um cenário climático desafiador, que tem impacto direto na saúde ocular de seus habitantes, alerta o oftalmologista Dr. Fernando Ramalho, especialista em cirurgia refrativa do Oftalmos - Hospital de Olhos, referência em saúde ocular e procedimentos de alta complexidade na região sul do país. Segundo o médico, que também é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Associação Pan Americana de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa, a junção de oscilação de temperaturas, poluição e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos causam impacto negativo nos olhos.


 

A constante alternância entre calor e frio tem se mostrado um fator significativo de risco para a saúde ocular em Santa Catarina. Essa realidade não só compromete o conforto visual, mas também a funcionalidade dos olhos. Outro aspecto frequentemente subestimado, e que contribui para esses problemas, está relacionado ao uso frequente de sistemas de ar-condicionado, que, por conta do calor, aumenta em ambientes fechados. Essa situação é particularmente preocupante nas áreas urbanas do estado, onde as flutuações climáticas são frequentes”, explica o médico.


 

O oftalmologista também informa que a baixa umidade do ar resultante dessas oscilações pode levar ao ressecamento das membranas oculares, tornando nossos olhos mais vulneráveis a microrganismos, germes e até partículas poluentes.


 

Para aliviar esses problemas, a especialista oferece dicas importantes, que podem ser colocadas em prática facilmente. Ela lembra que, durante mudanças bruscas de temperatura, nossos olhos precisam de cuidados especiais, sendo esses os principais:


 

  • Para os usuários de lentes de contato, é fundamental adotar medidas específicas para lidar com as variações climáticas, incluindo manter-se bem hidratado, respeitar o tempo de uso e realizar a limpeza adequada das lentes.
  • Ao entrar ou sair de ambientes climatizados, a sugestão é piscar os olhos algumas vezes para melhorar a lubrificação.
  • Agora, mesmo se você não usa lentes de contato, é importante estar atento, pois o olho seco é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente aquelas que passam longas horas diante de telas de dispositivos eletrônicos.
  • Assim como nosso corpo necessita de água para se manter hidratado, nossos olhos têm essa mesma necessidade. A hidratação regular dos olhos é uma forma eficaz de prevenir os sintomas do olho seco, especialmente durante os meses mais secos do ano. Porém, é importante consultar seu oftalmologista para saber qual produto deve ser aplicado.
  • Além disso, vale a pena reduzir o tempo de uso de celulares, tablets e computadores, fazendo intervalos regulares durante o uso dessas tecnologias.
  • Óculos de Sol: Use óculos de sol de qualidade para proteger seus olhos dos raios UV, em dias ensolarados e também nublados.
  • Limpeza Adequada: Lave as mãos e evite coçar os olhos para prevenir infecções.


Meio Ambiente: Projeto lageano com foco na compostagem participa de debate na Alesc Anterior

Meio Ambiente: Projeto lageano com foco na compostagem participa de debate na Alesc

Trinta empresas estão aptas para se instalar na nova Área Industrial, em Otacílio Costa Próximo

Trinta empresas estão aptas para se instalar na nova Área Industrial, em Otacílio Costa

Deixe seu comentário