logo RCN
Imagem principal

LDF Energy prospecta investimento na ordem de R$ 42 milhões em Otacílio Costa

A empresa LDF Energy, dos primos Luiz Fernandes e Dionísio Fernandes, sócios da empresa Irmãos Passaúra, tem investimento previsto para Otacílio Costa na ordem de R$ 42 milhões para a produção de pellets de madeira.
A empresa está sendo construída na nova Área Industrial Hermínio Alvim Matias.
De acordo com o diretor operacional, Charles Soares, a LDF Energy irá consumir, aproximadamente, 8 mil toneladas de resíduo de madeira limpa, mensalmente, resultando na produção de 3 a 4 mil toneladas/mês de pellets para exportação.
“Trata-se do beneficiamento de resíduos das madeireiras (cavaco, serragem e a maravalha) que passa pelo processo de moagem, processo de prensa e aglutinação para chegar ao produto final”, explicou.
Conforme ele, atualmente a obra está em fase de implantação da infraestrutura. A previsão é que o barracão fique pronto em 45 dias. Já o início das operações está previsto para o mês de fevereiro de 2025.
“O maquinário vindo da Europa deve chegar entre os meses de setembro a dezembro, e a nossa previsão é estartar a fábrica em fevereiro 2025”, adiantou.
Segundo ele, o foco será 100% exportação de toda a produção.
“A gente não irá focar no mercado interno, porém, aqui no Brasil o pellet é utilizado para fabricação de cama de gato, cama de aviário, entre outros produtos comercializados, principalmente, nas lojas agropecuárias”, mencionou.

Empresa irá gerar 50 empregos diretos e indiretos
Charles Soares destaca que o investimento irá gerar em torno de 50 novas vagas de trabalho em Otacílio Costa, através de contratação mediante a entrevistas que serão realizadas a partir do mês de novembro deste ano.
“O intuito da empresa é começar suas atividades em fevereiro/março de 2025 no horário comercial e, a partir de julho de 2025, iniciar os testes nos turnos e, após isso, rodar a fábrica em três turnos”, ressaltou.

O que são os pellets?
Os pellets de madeira podem ser utilizados em diversas aplicações como combustível. Alguns exemplos da sua utilização são em lareiras, trocadores de calor, fornos, entre outros. Também podem ser utilizados como insumo sanitário de madeira para animais.

Como é produzido?
Os Pellets são produzidos a partir de restos de madeira de serrarias e pedaços de madeiras que normalmente seriam descartados, como lascas, cascas, refilos e costaneiras.
Depois de recolhidos, triturados e secos, esses materiais são transformados em pó, que, posteriormente, é comprimido para obter a forma final. Assim, de 6 a 8 metros cúbicos de serragem ou cavacos de madeira, depois de secos, processados e comprimidos, geram 1 metro cúbico de pellets de madeira.

Intensificados preparativos para a Semana da Agricultura Familiar Anterior

Intensificados preparativos para a Semana da Agricultura Familiar

Empório da Gula comemora quatro anos com programação especial Próximo

Empório da Gula comemora quatro anos com programação especial

Deixe seu comentário