logo RCN
Imagem principal

Inovação e atenção às mudanças foram destaques no Encontro Estadual do PGVE

O evento foi realizado nesta quarta-feira, em Rio do Sul, reunindo palestrantes e a diretoria da Fundação Empreender

Nesta quarta-feira (24), iniciou em Rio do Sul mais uma edição da Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí (FERSUL), e entre os atrativos estava o Encontro Estadual do PGVE. Com o tema central "Inovação e Sustentabilidade: o Futuro que Queremos Criar", o encontro reuniu líderes empresariais para discutir tendências e inovações que podem transformar o futuro empresarial.
 

Na abertura da programação, o presidente da Fundação Empreender, José Nelson Notari, falou sobre a importância de empreendedores e gestores estarem atentos às mudanças na forma de consumo e, principalmente, no comportamento dos consumidores, garantindo desta forma a longevidade de seus negócios. “As empresas têm que estar atentas às mudanças que ocorrem no mercado. As inovações, as transformações que ocorrem no consumidor, algo que tem trazido preocupações pelas novas demandas e novas formas de demandas que o consumidor está tendo. Todos nós temos que estar preparados para perceber as tendências e antecipar-se às mudanças para poder manter a lucratividade, o crescimento e a perenidade dos negócios”, disse.
 

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Elson Otto, também participou da solenidade de abertura e destacou a importância do sistema Facisc no incentivo ao empreendedorismo catarinense. Durante a tarde, três palestras abordaram questões contemporâneas, com destaque à atenção que deve ser dada ao mercado atual, sempre com foco no futuro. O professor Carlos Piazza, um dos mais respeitados consultores e futuristas do Brasil, autor de seis livros e palestrante internacional, é conhecido por seu trabalho como futurista regenerativo e darwinista digital.
 

Ele também é embaixador do Teach The Future da Houston University e membro do Millennium Project da ONU/UNESCO. Durante sua palestra, ele tratou sobre questões ligadas ao uso de inteligência artificial, mas também destacou os tempos atuais, onde as pessoas foram submetidas a uma grande aceleração. “Onde tem aceleração, tem depressão”, disse, citando como exemplo a sensação que muitos hoje têm de que falta tempo para fazer tudo que é preciso ou aquilo que se tenha vontade. “A gente pensa que o tempo é um artigo do passado”, completou.
 

Rodrigo Peter Schilling, mestre em Administração com ênfase em Inovação e escritor com cinco obras publicadas. Com especializações em instituições renomadas como Harvard Business School, Kellogg School, Fundação Dom Cabral e HSM Academy, Schilling, que também é professor do PGVE, aproveitou sua vasta experiência em criatividade, inovação e estratégia de negócios para abordar temas ligados especialmente à perenidade das empresas.
 

Para completar o time de palestrantes, Anestine Amanda Jaeger, engenheira civil e diretora industrial da Pré-vale Pré-fabricados, apresentou uma perspectiva sobre a sustentabilidade na indústria da construção civil. A Pré-vale se destaca pela qualidade e eficiência, tornando-se referência no setor de pré-fabricados de concreto. A empresa é reconhecida por sua visão empreendedora e compromisso com a inovação.

 

Sobre o PGVE
 

O Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) é uma iniciativa voltada para a capacitação de empresários, líderes e gestores com o objetivo de aprimorar a gestão e garantir a perenidade dos negócios. O programa se destaca por sua abordagem prática e teórica, oferecendo 8 módulos abrangendo áreas essenciais como Liderança, Estratégia Empresarial, Gestão Financeira, e Inovação nas Organizações. Cada módulo é estruturado para fornecer ferramentas, estudos de caso e depoimentos de empresários experientes, garantindo que os participantes adquiram conhecimentos aplicáveis e relevantes para o sucesso de suas empresas.
 

Além dos conteúdos de alta qualidade, o PGVE oferece uma experiência imersiva com atividades de mentoring e visitas estruturadas a grandes empresas, permitindo que os participantes conheçam estratégias vencedoras diretamente de seus protagonistas. Com mais de 3.650 empresários impactados em mais de 70 turmas, o programa não só promove a melhoria contínua da gestão empresarial, mas também fomenta o networking e a troca de experiências entre os participantes, criando uma rede de apoio e crescimento mútuo.


Na reta final da colheita do café, produtores focam na  qualidade do grão Anterior

Na reta final da colheita do café, produtores focam na qualidade do grão

Entre raízes e novos horizontes: a transformadora experiência de Camille e Ivani na Alemanha Próximo

Entre raízes e novos horizontes: a transformadora experiência de Camille e Ivani na Alemanha

Deixe seu comentário