Alesc contemporânea dá respostas à sociedade
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina completa, nesta semana, 190 anos de serviços prestados à comunidade, consolidada como um poder que expressa a representação popular e trabalha pelos interesses dos catarinenses.
O parlamento surgiu em 1834, e desde então construiu um histórico de debates e encaminhamentos de políticas públicas que a sociedade exigiu. A Alesc moderna entende o seu papel e se tornou um poder multifacetado, em que deputadas e deputados trabalham em diversas áreas de interesses de seus mandatos, com comissões técnicas permanentes que abrangem um amplo espectro de atividades e características da sociedade, bem como frentes e fóruns parlamentares.
Os encaminhamentos das demandas que chegam aos deputados, ou a seus gabinetes, se dão por meio do processo legislativo como na gestão cotidiana de contatos, audiências de mediação, grandes debates, ou seja, de forma que se possa atender o cidadão com rapidez, sempre que possível.
Na atual gestão, buscamos mais uma forma de dar celeridade às expectativas da sociedade, com a criação das bancadas regionais, que são colegiados nos quais os parlamentares se distribuem conforme suas regiões de origem. De modo que ali eles debatem e encaminham situações que estão na pauta de suas comunidades sem a prioridade do viés partidário. Trabalham em conjunto para acelerar soluções de problemas.
Recentemente, a Alesc aprovou uma emenda constitucional garantindo que 25% dos recursos economizados pelo Legislativo sejam destinados para emendas coletivas das bancadas do Norte, Sul, Grande Florianópolis, Serra, Vale e do Oeste, que nada mais são que a destinação de recursos para obras ou ações consideradas prioritárias nas regiões.
Assim, nos últimos meses, os deputados encaminharam, fruto da gestão e economia da Assembleia, verbas para unidade de pronto atendimento em Barra Velha; reforma do complexo do Sesi, agora municipalizado em Blumenau; recuperação da barra de Laguna, para garantir o porto pesqueiro local; reforma do hospital de Bocaina do Sul; recursos para a Defesa Civil e para o complexo paradesportivo de Chapecó. Numa demonstração de sintonia fina e proximidade dos parlamentares com o cidadão.
Deixe seu comentário