logo RCN

Rede Rural de Segurança avança e já tem mais de cem propriedades cadastradas

Programa atende 96 localidades nos 11 municípios de abrangência da 2ª Cia do 6º BPM, em Otacílio Costa

Pouco mais de quatro meses após certificar a primeira propriedade na área de abrangência da 2ª companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a Rede Rural de Segurança, braço da Polícia Militar dedicado a atender a área rural dos municípios, alcançou a marca de 125 propriedades cadastradas. Destas, 80 já estão certificadas pelo programa em todos os 11 municípios atendidos pela patrulha. No total, a patrulha da 2ª cia atende 96 localidades.

Conforme o Sargento Laureci de Oliveira, comandante da patrulha rural, a praticidade empregada pela patrulha, a partir do uso de tecnologia, facilita a vida dos moradores das áreas rurais. "Os policiais trabalham com smartphone e impressora térmica. Hoje o sistema é integrado com o da Polícia Civil, por isso não tem mais necessidade de o produtor ter que se deslocar até a delegacia. Os boletins de ocorrência já são feitos na hora", explica.

Cadastro e certificação

Para cadastrar a propriedade no programa, de acordo com o comandante, é simples. Basta que a patrulha rural visite o local e faça um levantamento e um breve histórico da propriedade, a partir de uma checagem em alguns itens de segurança, que atribuem uma pontuação ao local. "A avaliação tem um total de 46 pontos e, ao atingir 30, a propriedade está apta para a certificação", revela.

A certificação é um código, numa placa, que serve como marco de georreferenciamento para todas as viaturas da companhia. Qualquer guarnição que precise se deslocar na área rural, basta acessar o marco e o georreferenciamento traça o caminho mais rápido até a propriedade que solicitou atendimento.

Tecnologia auxilia cada vez mais na segurança de propriedades

Uma das principais inovações que começam a chegar ao meio rural é o emprego de tecnologia como auxílio na segurança das propriedades. Circuitos fechados de TV, com acesso remoto via internet por satélite e, em alguns casos, já a partir de banda larga, bem como outros recursos, vem sendo cada vez mais empregados pelos produtores para garantir a segurança das propriedades.

É o caso do sítio João Maria, na localidade de Casa Vermelha, no interior de Otacílio Costa. Primeira propriedade certificada pelo programa na área da segunda companhia, o local se tornou referência na utilização de tecnologia aplicada à segurança. Recentemente, o comandante da patrulha rural esteve na propriedade para conhecer os equipamentos.

"Temos um sistema que usa muita tecnologia com baixo custo. O próprio dono ajusta e regula todo equipamento sem necessidade de contratar empresa terceirizada para instalar e fazer manutenção. É excelente para pequenas propriedades, que precisam de segurança e proteção, mas não têm muitos recursos financeiros", explica a proprietária Edna de Liz.

 O objetivo da visita foi conhecer o sistema e os equipamentos e programar uma série de palestras pela região a fim de apresentar a todos os produtores das regiões atendidas pelo batalhão.


Anterior

Quadrilha é presa por golpes pelo WhatsApp

Próximo

Policiais prendem suspeitos de tentativa de abigeato em Palmeira

Deixe seu comentário