Imagem principal

GRAC define estratégias para atendimento às famílias atingidas pela enchente em Otacílio Costa

Duas famílias já foram retiradas de suas residências e novas remoções devem ocorrer nas próximas horas; município prepara decreto de emergência

O Grupo Integrado de Ações Coordenadas (GRAC) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 1º de outubro, no Gabinete do Executivo Municipal, para organizar e definir as estratégias de atendimento às famílias que estão sendo atingidas pela elevação do nível dos rios em Otacílio Costa.


A reunião foi coordenada pelo prefeito Fabiano Baldessar de Souza e contou com a participação da Defesa Civil, secretários municipais, setor jurídico, representantes do Corpo de Bombeiros e servidores de diferentes áreas da administração municipal que estão envolvidos diretamente nas ações de atendimento à população.


Famílias já estão sendo retiradas

​

A situação no município se agravou nas últimas horas em razão da elevação do nível do Rio Canoas. Duas famílias já precisaram ser retiradas de suas residências e outras famílias deverão ser removidas nas próximas horas, conforme a evolução das condições e a necessidade de garantir a segurança dos moradores.


Durante a reunião, foram definidas as ações para retirada, transporte, acolhimento e assistência às famílias atingidas, além da organização das equipes que estarão mobilizadas para atuar durante a situação de emergência.


Município prepara decreto de emergência


Diante do agravamento da situação, a Prefeitura de Otacílio Costa deverá emitir, nas próximas horas, um decreto de emergência. A medida considera os impactos provocados pela elevação do nível do Rio Canoas e os problemas que já começam a ser registrados em diferentes pontos do município.


No interior, algumas localidades também enfrentam dificuldades. Na comunidade de Goiabal, por exemplo, a água já passa sobre uma ponte, dificultando o acesso dos moradores e exigindo atenção das equipes municipais.


“Estamos trabalhando para proteger as famílias”, afirma prefeito


O prefeito Fabiano Baldessar de Souza destacou que o momento exige organização, agilidade e união entre as diferentes equipes do município.


“Nossa prioridade neste momento é a segurança das famílias. Já temos moradores que precisaram deixar suas casas e outras famílias poderão ser retiradas nas próximas horas. Por isso, estamos organizando toda a estrutura do município para garantir que essas pessoas sejam atendidas, tenham segurança e recebam todo o suporte necessário”, afirmou.


Fabiano também reforçou que a Prefeitura está acompanhando de forma permanente a evolução do nível do Rio Canoas e os impactos provocados pela enchente.


“Estamos mobilizando as secretarias, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e todos os setores que podem contribuir neste momento. A situação está se agravando e precisamos estar preparados para agir rapidamente onde houver necessidade”, acrescentou.


A Prefeitura de Otacílio Costa e a Defesa Civil permanecem em monitoramento constante da situação e orientam os moradores das áreas de risco a ficarem atentos às informações oficiais e às orientações das equipes que estão atuando no município.

Motorista perde o controle e carro sai da pista na SC-114, em Otacílio Costa Anterior

Motorista perde o controle e carro sai da pista na SC-114, em Otacílio Costa

Caminhão com 3 mil garrafas de vinho e 4 toneladas de camarão é abordado na SC-114, em Otacílio Costa Próximo

Caminhão com 3 mil garrafas de vinho e 4 toneladas de camarão é abordado na SC-114, em Otacílio Costa

Deixe seu comentário