Sicredi Cooperação convoca Assembleias para definir os rumos Estratégicos de 2026 |
Prevenção ao câncer de pele e combate ao HIV marcam o mês de dezembro
-
Elaine Leal/CO - Técnica em enfermagem Inês Borges de Medeiros Sodré, que é a responsável pelo exame de dermatoscopia.
No último mês do ano a conscientização, prevenção e combate ao câncer de pele e ao HIV mobilizam o País, os Estados e os Municípios.
O mês de dezembro é laranja e, também, vermelho. No último mês do ano a conscientização, prevenção e combate ao câncer de pele e ao HIV mobilizam o País, os Estados e os Municípios.
Em Santa Catarina, diversas ações para orientar a população sobre as doenças e como fazer a prevenção ou tratamento, estão sendo executadas.
Dia Mundial de Luta Contra a Aids
De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, liberados em novembro de 2017, o HIV cresceu 43% entre adultos jovens, no Estado, nos últimos três anos. Na Serra Catarinense, em 2016, foram registrados 75 casos de infecção pelo HIV, dos quais 42 pessoas desenvolveram Aids. Os dados de 2016 são preliminares e, de acordo com a DIVE, podem sofrer alterações.
Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, as prefeituras de Otacílio Costa e de Palmeira, por meio suas Secretarias de Saúde, realizaram ações para conscientizar e orientar seus cidadãos.
Em Otacílio Costa, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, durante todo o mês serão realizados testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde. Nas empresas, no hospital, e nas casas noturnas serão entregues preservativos e folders de orientação sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Ainda segundo a assessoria, neste ano, no município, foram registrados quatro casos de pessoas com HIV. Ao todo, oficialmente, são 41 indivíduos com o vírus vivendo em Otacílio Costa. As idades variam de 19 a 69 anos.
Na Palmeira aconteceu uma mobilização, na sexta-feira, 01, das 08h30 às 15h, para falar sobre o tema na Unidade Básica de Saúde Central. Os profissionais da saúde armaram uma tenda, orientaram a população, distribuíram camisinhas e fizeram testes rápidos.
De acordo com Bruna Muniz, Secretária de Saúde, no dia, foram realizados 25 testes rápidos. Os testes, além do exame de HIV, incluem exames de sífilis e hepatite C.
Ainda segundo Bruna, a secretaria já vinha fazendo os testes durante o ano. Aqueles palmeirenses que desejarem fazer o teste devem se dirigir à UBS do Centro e fazer o exame na hora. Neste ano, nenhum resultado deu infeção pelo HIV.

Câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer de pele no país. A doença pode surgir como uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação ou manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, como também uma ferida que não cicatriza, variação na cor de sinais pré-existentes.
Palmeira realizou, em fevereiro, o dia 'D' de combate ao câncer de pele. Foram distribuídos protetores solares e 37 pessoas fizeram exames. Na ocasião, duas foram diagnosticadas com algum tipo de doença de pele. Para todo restante do ano, quem precisar fazer um exame de pele, de acordo com Bruna, deve ir a UBS Central e agendar. O exame é feito toda quinta-feira.
Em Otacílio Costa, de acordo com a Técnica em enfermagem Inês Borges de Medeiros Sodré, que é a responsável pelo exame de dermatoscopia, neste ano, em 50 pacientes foram constatados algum tipo de doença de pele. Destes, de 10 a 15 tiveram resultados compatíveis para câncer de pele.
Ainda de acordo com a técnica, o exame é realizado na UBS Santa Catarina e pode ser agendado indo ou ligando para a Unidade ou por meio de uma agente de saúde. "Eu tiro uma foto, meço o local e envio os dados para o laboratório de Florianópolis. Eles nos enviam o laudo com resultado e uma orientação do que fazer com o paciente", explica.
Inês declara que, seja uma dermatite, dermatose ou compatibilidade para algum tipo de câncer de pele, o paciente saíra do posto com respostas, orientação e tratamento. Algumas pessoas são encaminhadas para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Tereza Ramos (UNACON).
Ela orienta que o sol deve ser evitado das 10h às 16h, uso de filtro solar adequado e, se precisar andar na rua neste período, usar uma sombrinha, um chapéu.

Deixe seu comentário