logo RCN
Imagem principal

Hospital Nossa Senhora dos Prazeres realiza primeira cirurgia cardíaca da Serra Catarinense

  • Divulgação - Parte da equipe que atuou no procedimento

Na tarde de quinta-feira, dia 13 de dezembro, aconteceu um fato de extrema relevância para a saúde da região serrana de Santa Catarina.

Pela primeira vez na história, foi realizada uma cirurgia cardíaca de alta complexidade em Lages.

O procedimento de substituição da válvula cardíaca foi conduzido pelo renomado cirurgião cardiovascular Dr. Djalma Luiz Faraco, além dos cirurgiões cardiovasculares Dr. Thales Baggio e Dr. Murillo Bett.

No total, o procedimento que durou aproximadamente três horas e meia, envolveu mais de 20 pessoas.

Para o Dr. Faraco, isto representa um importante marco para a saúde da região. "Este fato traz uma luz, uma esperança para todos. Trata-se de um enorme avanço médico, mas acima de tudo, social".

Dr. Fernando Castanheira, Diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, vê perspectivas de melhora para a população como um

todo: "Qualquer paciente que precise de intervenção cirúrgica cardíaca pelo SUS, é encaminhado para Rio do Sul. Quem tem a opção de tratamento particular ou plano de saúde procura atendimento em grandes centros. Assim que o HNSP receber a habilitação como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, tudo poderá ser feito aqui, como o mesmo padrão de excelência de outros locais".

O paciente do sexo masculino, de 51 anos, estava incapacitado para o trabalho e levava a vida com dificuldades ocasionadas pela doença. O procedimento de troca da válvula cardíaca por uma artificial foi um sucesso. "O paciente levará uma vida normal. Retornará ao trabalho e poderá inclusive praticar esportes, desde que com revisões médicas periódicas", disse Dr. Faraco.

O Superintendente do HNSP, Fábio Lage, acredita em uma melhora na qualidade de vida para quem precisa de uma cirurgia cardíaca deste

porte: "Nosso hospital já realiza mais de 700 procedimentos cirúrgicos de diversos tipos todos os meses. É importante que o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres consiga a habilitação para inclusão de cirurgias cardíacas de alta complexidade. Com isso, os pacientes não precisarão mais enfrentar longos deslocamentos com suas famílias".

ESFORÇO PELA HABILITAÇÃO

Um dia após a realização do procedimento, houve uma reunião para tratar do projeto da habilitação do HNSP. Estiveram presentes a Deputada Federal Carmen Zanotto (PPS/SC), a Secretária Municipal de Saúde Odila Waldrich, o Superintendente do HNSP Fábio Lage, o Médico Cardiologista Dr. Djalma Faraco e os representantes da Cardiolages, Dr.

Eriton de Abreu Silva e Dr. Roberto Waltrick.

A pauta girou em torno da urgência e união de esforços para que o HNSP seja habilitado para a realização de procedimentos cardíacos em nossa região. "Poucos hospitais no estado realizam tais procedimentos. Trabalharemos em conjunto com a Bancada Catarinense para que nossa solicitação seja atendida", frisou a Deputada Carmen. A habilitação foi solicitada à Secretaria Municipal de Saúde de Lages, ficando agora no aguardo do posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.

O Cardiologista Dr. Eriton de Abreu Silva, Sócio-diretor Administrativo da Cardiolages, falou sobre a importância da cirurgia realizada na tarde de quinta-feira: "A iniciativa foi feita para mostrarmos, acima de tudo, que temos a vontade e a capacidade de realizar procedimentos como este".


Prevenção ao câncer de pele e combate ao HIV marcam o mês de dezembro Anterior

Prevenção ao câncer de pele e combate ao HIV marcam o mês de dezembro

Novembro Azul tem pouca procura pelos otacilienses Próximo

Novembro Azul tem pouca procura pelos otacilienses

Deixe seu comentário