logo RCN
Imagem principal

Janeiro Branco: o mundo pede pela - e precisa de - saúde mental

  • Canva / Divulgação -

Campanha tem objetivo de demonstrar às pessoas a importância de buscar cuidados especiais com a mente.

Idealizada para acontecer ao longo do primeiro mês do ano, que representa, simbolicamente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas, sendo uma época de reflexão e avaliação pessoal, a Campanha Janeiro Branco, que este ano tem o tema "O mundo pede pela saúde mental", tem objetivo de conscientizar sobre a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções.

Promovida por psicólogos desde 2014, a campanha busca demonstrar às pessoas que, assim como nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que promovem ações especiais em prol do bem estar físico, também são necessários cuidados especiais com a mente.

"Muitas vezes, ao fim de cada ano, fazemos avaliações de como foi o ano que passou e de como queremos que o próximo seja, e a campanha propõe o debate e o planejamento de ações em prol de sua saúde mental. Com a campanha, pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio", explicam os psicólogos Amanda Pereira e Felippe de Liz, que estão promovendo a campanha em Otacílio Costa.

E porque a conscientização é tão importante

Com o passar dos anos, o nível de pessoas com algum transtorno mental vem se elevando consideravelmente, e num índice mais acelerado em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Como cada pessoa interpreta suas experiências de forma particular, eles acreditam que uma ação direcionada como o Janeiro Branco pode criar a ponte necessária para que as pessoas reconheçam sua condição e busquem ajuda.

"O que leva cada indivíduo a buscar pela ajuda profissional é muito individual, já que cada pessoa vive e interpreta sua experiência de forma particular. Nós, profissionais da área, nos deparamos por vezes com uma série de preconceitos em relação ao nosso trabalho. Estamos a anos compartilhando dos nossos saberes, a fim de potencializar a importância da Terapia e o poder que ela tem na vidas das pessoas. A terapia apenas nos enriquece como pessoa, nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos', explicam.

Atualmente, Otacílio Costa tem 23 psicólogos, cada um com sua especialidade, mas prontos para acolher o otaciliense e realizar uma escuta qualificada. Alguns, inclusive, atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município. "A campanha é destinada para a população de um modo geral. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maior será o debate e a desconstrução de ideias erradas sobre terapia e cuidados com a saúde mental. Lembre-se que você não esta sozinho", finalizaram.


Covid-19: número de casos ativos em Otacílio Costa já é o maior dos últimos seis meses Anterior

Covid-19: número de casos ativos em Otacílio Costa já é o maior dos últimos seis meses

Covid-19: casos ativos já passam de 40 em Otacílio Costa Próximo

Covid-19: casos ativos já passam de 40 em Otacílio Costa

Deixe seu comentário