logo RCN
Imagem principal

Palmeira em LED: modernização do parque de iluminação pública garante redução de custos

Luminárias de LED serão instaladas em todos os pontos de iluminação pública no centro da cidade

A modernização do parque de iluminação pública de Palmeira iniciou nesta quinta-feira, 22, com a instalação das primeiras luminárias de LED na avenida Roberto Hemkemaier, principal avenida de acesso ao centro do município. Mais modernas, eficientes e com vida útil mais longa, as luminárias baseadas em diodo emissor de luz (sigla LED, em inglês Light-Emitting Diode) consomem até 90% menos energia que as tradicionais lâmpadas a base de vapor de sódio, o que proporcionará a redução nos custos da Cosip.

A instalação das luminárias faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), realizado pela Celesc, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica, com objetivo de estimular o uso consciente da energia elétrica na iluminação pública das cidades catarinenses. O investimento chega a Palmeira através da inscrição do projeto, através do trabalho técnico da área de projetos do município, em parceria com a Amures, via Cisama, sendo o município selecionado na chamada pública da Celesc.

“A Celesc irá custear basicamente tudo: as luminárias, braços (suporte) e mão-de-obra. O que ficará sob incumbência do município será apenas os conectores, ferragens (braçadeira, porcas, parafusos, arruelas). Em Palmeira serão utilizados 156 braços, pois 30 braços estão em boas condições e não serão retirados”, explica Edson de Liz, que realizou vistoria no parque de iluminação junto aos engenheiros da Celesc.

Mais de 80% das lâmpadas de LED serão instaladas, com custo mínimo para o município, ainda em 2022

Em Palmeira, serão trocadas 186 luminárias. Destas, 162 serão substituídas ainda em 2022. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos na semana entre o Natal e o ano novo. As 24 luminárias restantes estão em processo de compra pelo Cisama, que está em processo de homologação da licitação, e serão instaladas em 2023.

“Ficamos muito felizes por sermos contemplados. Além de melhorar a iluminação, diminuir o consumo de energia elétrica e a manutenção da iluminação pública de Palmeira, teremos melhorias relacionadas ao meio ambiente. O impacto vai muito além da economia, já que os custos com iluminação pública e com a Cosip devem diminuir entre 80% e 90%. Com as luminárias de LED, a cidade fica mais bem iluminada e nossa expectativa é que diminuam as incidências de falta de iluminação nas ruas”, comemora a prefeita Fernanda Cordova. A prefeita ainda falou sobre a economia, para os cofres do município, por conta da participação no PEE.

"Esse é mais um dos exemplos de investimentos estratégicos que, sempre falamos, que nos ajuda a fazer muito mais com os recursos do município. Nós já tínhamos planos, há três anos, de investir nesta modernização, com recursos que viriam do Finisa. O investimento seria de mais de R$ 200 mil. Foi quando descobrimos o programa da Celesc, e preferimos esperar e trabalhar para inscrever o município. Conseguimos e, hoje, estamos ganhando as luminárias de graça da empresa. O único custo para o município foi de R$ 11 mil, com a compra de fiação e ferragens menores para a instalação. Este dinheiro, que não gastamos, sobrou para outras áreas", explicou Fernanda.​

Palmeira inicia 2023 com obras em ritmo acelerado Anterior

Palmeira inicia 2023 com obras em ritmo acelerado

Abertura da programação de Natal encanta e emociona público em Palmeira Próximo

Abertura da programação de Natal encanta e emociona público em Palmeira

Deixe seu comentário