Imagem principal

Palmeira é finalista do Prêmio Lume, do Tribunal de Contas de Santa Catarina

Núcleo Antonieta Farias de Souza vai disputar o prêmio do TCE com escola de Monte Carlo, a outra classificada da mesorregião

A educação de Palmeira volta a se destacar em nível estadual. O Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza está entre as escolas finalistas da 3ª edição do Prêmio Lume: Escola Referência, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em parceria com o Ministério Público junto ao TCE/SC e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).


O prêmio tem como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas da educação pública em todo o Estado, identificando escolas que se tornaram referência em inovação, inclusão, participação da comunidade e compromisso com os Planos de Educação.


Entre os critérios de avaliação estão indicadores de desempenho e qualidade da gestão educacional, verificados por meio de etapas de pré-qualificação, mérito e validação — que envolvem desde o levantamento de dados até entrevistas e análises in loco.


As etapas de pré-qualificação e de mérito, ambas de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas com base nas informações constantes do Painel ICMS Educação do TCE/SC. A pré-qualificação consiste na ordenação das cinco escolas públicas municipais e das cinco escolas estaduais, por mesorregião do estado, com os maiores valores do Indicador de Esforço Não Observado (IEN), conforme dados do Painel ICMS Educação do TCE/SC. 


A etapa de mérito consiste na aplicação das variáveis do Indicador de Esforço Escolar (IEE) às escolas classificadas na etapa anterior. São classificadas para a etapa de validação duas escolas públicas municipais e duas escolas públicas estaduais de cada mesorregião do estado que obtiverem a maior pontuação na etapa de mérito, conforme as diretrizes indicadas no regulamento. 


A etapa de validação, também eliminatória e classificatória, irá verificar as evidências que comprovem os indicadores de classificação levantados na etapa de mérito. Nesta etapa, será aplicado questionário de verificação nas escolas de cada mesorregião classificadas na etapa de mérito e serão realizadas entrevistas, por videoconferência, com as escolas classificadas na etapa de mérito e que responderam ao questionário. 


De acordo com a secretária de Educação, Alexandra Masselai, a indicação é resultado direto do trabalho coletivo desenvolvido na rede municipal.


“Esse reconhecimento mostra que Palmeira está no caminho certo. Nossos professores, gestores e estudantes têm feito um trabalho sério, inovador e humano. Estar entre as finalistas do Prêmio Lume é uma conquista de toda a comunidade escolar”, destacou.


O prefeito Sandro Masselai também celebrou a conquista. “Quando uma escola de Palmeira é reconhecida em um prêmio estadual, é toda a cidade que ganha. Esse resultado reforça nosso compromisso em investir em uma educação pública de qualidade, inclusiva e que transforma vidas.”


O Prêmio Lume: Escola Referência é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, que reúne 13 instituições públicas e busca estimular o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, além de apoiar experiências educacionais inovadoras e criativas.


A cerimônia de premiação será realizada entre os meses de outubro e novembro, em evento presencial promovido pelo TCE/SC, quando serão conhecidas as escolas vencedoras de cada mesorregião catarinense.

Palmeira é finalista do Prêmio Lume, do Tribunal de Contas de Santa Catarina Anterior

Palmeira é finalista do Prêmio Lume, do Tribunal de Contas de Santa Catarina

Localidade de Mato Escuro recebe curso pelo Sindicato Rural Próximo

Localidade de Mato Escuro recebe curso pelo Sindicato Rural

Deixe seu comentário