Imagem principal

Palmeira 30 anos: primeiro dia reúne cultura, emoção e mais de mil pessoas no parque de exposições

Evento teve seminário técnico para agricultores, apresentações culturais, inauguração oficial do Centro de Eventos e presença de autoridades regionais

O primeiro dos quatro dias da Festa de 30 anos de Emancipação de Palmeira foi marcado por emoção, participação popular e valorização da cultura e da tradição. Com programação intensa e variada, o evento reuniu mais de mil pessoas no Parque de Exposições José Maria Batista Filho, confirmando a expectativa de que esta será a maior edição da história da festa do município.


Logo pela manhã, o tradicional Seminário de Pecuária, organizado pela Epagri, abriu as atividades reunindo produtores, técnicos e representantes da agricultura familiar para debater o futuro do setor. Na programação, destaque para a palestra com foco em manejo e resiliência climática na pecuária de corte — tema alinhado com os desafios atuais do campo.


Durante o seminário, o público também foi surpreendido pelas apresentações dos projetos culturais do município, que encantaram os presentes e reforçaram o papel da arte como expressão viva da identidade local.


Já no início da noite, o aroma da tradição tomou conta do parque de exposições com o costelaço de fogo de chão, preparado para receber a comunidade. Foram 30 costelas servidas gratuitamente, celebrando os 30 anos de história de Palmeira. Mais de mil pessoas participaram desse momento de confraternização.


*Emoção e confraternização marcam abertura oficial das festividades*


Um dos momentos mais simbólicos do dia aconteceu dentro do protocolo oficial de abertura da festa. A inauguração oficial do Centro de Eventos Adair Paim de Souza, em homenagem ao ex-servidor público que dá nome ao espaço. A família de Adair esteve presente na solenidade, e arrebatou os presentes com muita emoção em memória de Adair, que tem o valor de seu trabalho pelo município reconhecido, e passa a emprestar seu nome ao, agora, maior centro de eventos público da Serra Catarinense.


Em seu discurso de abertura, o prefeito Sandro Masselai destacou a evolução de Palmeira ao longo dos anos, exaltando os dados que colocam o município entre os que mais cresceram na Serra Catarinense. Ele também fez questão de reconhecer o esforço coletivo na construção do evento:


“Estamos comemorando 30 anos, sim. Mas o mais importante é saber que essa história está apenas começando. Palmeira é uma cidade em evolução. Não só nas obras, não só nos números — mas na mentalidade, na gestão e na visão de futuro.”


O prefeito também fez questão de reconhecer o esforço dos servidores públicos municipais, que se dedicaram intensamente na organização da festa, estrutura do parque, programação e divulgação. A noite contou ainda com a presença da Secretária-Geral de Governo do Estado, Danieli Pinheiro, que representou o governador Jorginho Mello, além de prefeitos da região e autoridades locais, lideranças regionais e imprensa.


*Programação segue até domingo com tradição e muita música*


A festa segue até domingo, com programação repleta de atrações musicais, culturais e tradicionalistas. Nesta sexta-feira, 11, por exemplo, tem início o Rodeio Crioulo da Integração, que vai distribui mais de R$ 40 mil em premiações. A programação musical mais aguardada da festa começa às 21h com Banda Rainha Musical, banda Segundo Plano e Corpo e Alma.


O Sábado, dia 12, começa cedo com a tradicional cavalgada com o Padre Darci. À tarde, o torneio de dominó anima os fãs da modalidade e, à noite, o tri-baile, a partir das 20h, fica por conta dos Filhos do Rio Grande, Banda GDO e Chê Lokedo.


No domingo, dia 13, o rodeio dá licença à espiritualidade, com a realização da bela Missa Crioula, na Cancha de laço, sob direção do Padre Darci, a partir das 11h. Às 14h, a melhor idade assume as festividades ensinando aos mais jovens como se faz um bom baile, que será animado por Zé Florêncio e banda. Às 16h, o corte do bolo de 30 anos prepara o embalo da programação musica, que começa mais cedo, às 17h, com João Lucas e Gabriel. Na sequência, o grupo JJSV e o grupo Matizes, encerram a programação de 30 anos do município de Palmeira.


A programação completa está disponível nas redes sociais do município de Palmeira, que podem ser encontradas no usuário @palmeirascoficial.

Copercampos promove simulados de emergência em unidades de armazenagem Anterior

Copercampos promove simulados de emergência em unidades de armazenagem

Copercampos destaca força do cooperativismo no desenvolvimento da região Próximo

Copercampos destaca força do cooperativismo no desenvolvimento da região

Deixe seu comentário