logo RCN
Imagem principal

Palmeira 30 anos: primeiro dia reúne cultura, emoção e mais de mil pessoas no parque de exposições

Evento teve seminário técnico para agricultores, apresentações culturais, inauguração oficial do Centro de Eventos e presença de autoridades regionais

O primeiro dos quatro dias da Festa de 30 anos de Emancipação de Palmeira foi marcado por emoção, participação popular e valorização da cultura e da tradição. Com programação intensa e variada, o evento reuniu mais de mil pessoas no Parque de Exposições José Maria Batista Filho, confirmando a expectativa de que esta será a maior edição da história da festa do município.


Logo pela manhã, o tradicional Seminário de Pecuária, organizado pela Epagri, abriu as atividades reunindo produtores, técnicos e representantes da agricultura familiar para debater o futuro do setor. Na programação, destaque para a palestra com foco em manejo e resiliência climática na pecuária de corte — tema alinhado com os desafios atuais do campo.


Durante o seminário, o público também foi surpreendido pelas apresentações dos projetos culturais do município, que encantaram os presentes e reforçaram o papel da arte como expressão viva da identidade local.


Já no início da noite, o aroma da tradição tomou conta do parque de exposições com o costelaço de fogo de chão, preparado para receber a comunidade. Foram 30 costelas servidas gratuitamente, celebrando os 30 anos de história de Palmeira. Mais de mil pessoas participaram desse momento de confraternização.


*Emoção e confraternização marcam abertura oficial das festividades*


Um dos momentos mais simbólicos do dia aconteceu dentro do protocolo oficial de abertura da festa. A inauguração oficial do Centro de Eventos Adair Paim de Souza, em homenagem ao ex-servidor público que dá nome ao espaço. A família de Adair esteve presente na solenidade, e arrebatou os presentes com muita emoção em memória de Adair, que tem o valor de seu trabalho pelo município reconhecido, e passa a emprestar seu nome ao, agora, maior centro de eventos público da Serra Catarinense.


Em seu discurso de abertura, o prefeito Sandro Masselai destacou a evolução de Palmeira ao longo dos anos, exaltando os dados que colocam o município entre os que mais cresceram na Serra Catarinense. Ele também fez questão de reconhecer o esforço coletivo na construção do evento:


“Estamos comemorando 30 anos, sim. Mas o mais importante é saber que essa história está apenas começando. Palmeira é uma cidade em evolução. Não só nas obras, não só nos números — mas na mentalidade, na gestão e na visão de futuro.”


O prefeito também fez questão de reconhecer o esforço dos servidores públicos municipais, que se dedicaram intensamente na organização da festa, estrutura do parque, programação e divulgação. A noite contou ainda com a presença da Secretária-Geral de Governo do Estado, Danieli Pinheiro, que representou o governador Jorginho Mello, além de prefeitos da região e autoridades locais, lideranças regionais e imprensa.


*Programação segue até domingo com tradição e muita música*


A festa segue até domingo, com programação repleta de atrações musicais, culturais e tradicionalistas. Nesta sexta-feira, 11, por exemplo, tem início o Rodeio Crioulo da Integração, que vai distribui mais de R$ 40 mil em premiações. A programação musical mais aguardada da festa começa às 21h com Banda Rainha Musical, banda Segundo Plano e Corpo e Alma.


O Sábado, dia 12, começa cedo com a tradicional cavalgada com o Padre Darci. À tarde, o torneio de dominó anima os fãs da modalidade e, à noite, o tri-baile, a partir das 20h, fica por conta dos Filhos do Rio Grande, Banda GDO e Chê Lokedo.


No domingo, dia 13, o rodeio dá licença à espiritualidade, com a realização da bela Missa Crioula, na Cancha de laço, sob direção do Padre Darci, a partir das 11h. Às 14h, a melhor idade assume as festividades ensinando aos mais jovens como se faz um bom baile, que será animado por Zé Florêncio e banda. Às 16h, o corte do bolo de 30 anos prepara o embalo da programação musica, que começa mais cedo, às 17h, com João Lucas e Gabriel. Na sequência, o grupo JJSV e o grupo Matizes, encerram a programação de 30 anos do município de Palmeira.


A programação completa está disponível nas redes sociais do município de Palmeira, que podem ser encontradas no usuário @palmeirascoficial.

Palmeira 30 anos: primeiro dia reúne cultura, emoção e mais de mil pessoas no parque de exposições Anterior

Palmeira 30 anos: primeiro dia reúne cultura, emoção e mais de mil pessoas no parque de exposições

Copercampos destaca força do cooperativismo no desenvolvimento da região Próximo

Copercampos destaca força do cooperativismo no desenvolvimento da região

Deixe seu comentário