Imagem principal

Fabiano Baldessar e o bispo Dom Gilson Meurer discutem criação de roteiro turístico religioso

Menos de dois meses após ser nomeado pelo Papa Francisco, o bispo da Diocese de Lages, Dom Gilson Meurer, recebeu na manhã desta quarta-feira (4) o presidente da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) e prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar. O encontro ocorreu na Mitra Diocesana e teve como objetivo iniciar o diálogo para a criação de um novo produto turístico regional, denominado “Caminhos da Fé”.

Empossado em dezembro do ano passado, Dom Gilson Meurer sucedeu Dom Guilherme Werlang, cuja renúncia foi aceita por limite de idade. A conversa entre o líder da Igreja Católica na Serra Catarinense e o presidente da entidade que representa os 18 municípios da região teve como foco a construção conjunta de um roteiro turístico que integre monumentos, locais de devoção e pontos com apelo religioso e cultural.

Durante a reunião, Fabiano Baldessar destacou que Otacílio Costa, por exemplo, possui ao longo de um percurso de cerca de 50 quilômetros, entre o centro da cidade e a comunidade de Goiabal, diversos pontos de devoção que podem ser estruturados como atrativos turísticos. “O que buscamos junto à Igreja é construir roteiros, como já existem em diversas regiões do mundo, valorizando os atrativos locais e fortalecendo a devoção das pessoas”, explicou o prefeito.

Participaram do encontro o padre Darci Sá, pároco da Paróquia Santa Catarina, em Otacílio Costa; o secretário-executivo da Amures, Walter Manfroi; a diretora executiva da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel), Elisa Lima; além da primeira-dama de Otacílio Costa, Neide Baldessar.

Dom Gilson Meurer ressaltou que a Serra Catarinense reúne diversos locais que, tanto pela beleza natural quanto pela religiosidade do povo, merecem ser valorizados. “Esse pode ser um trabalho conjunto com entidades que têm experiência no campo do turismo, aliado ao patrimônio religioso que a Igreja Católica possui na Serra Catarinense”, afirmou o bispo.

Para Dom Gilson, turismo e religiosidade caminham juntos. “A fé move montanhas, dizia Jesus Cristo. E move pessoas também, podemos acrescentar. Uma parceria bem estruturada, com respeito às culturas, à natureza e à religiosidade, certamente contribuirá para a promoção dos destinos e para o desenvolvimento do turismo regional”, concluiu.


Texto/fotos: Onéris Lopes

Assessoria de Comunicação Amures


Fabiano Baldessar e o bispo Dom Gilson Meurer discutem criação de roteiro turístico religioso Anterior

Fabiano Baldessar e o bispo Dom Gilson Meurer discutem criação de roteiro turístico religioso

Palmeira mantém ritmo de entregas e inaugura quiosque da Feira da Agricultura Familiar Próximo

Palmeira mantém ritmo de entregas e inaugura quiosque da Feira da Agricultura Familiar

Deixe seu comentário