Imagem principal

Mais de 19 mil eleitores de Otacílio Costa, Palmeira e Bocaina do Sul vão às urnas neste domingo

No dia 4 de outubro, brasileiros escolherão presidente, governadores, senadores e deputados. Votação será das 8h às 17h, e cada eleitor fará seis escolhas na urna eletrônica

Neste domingo, 4 de outubro, milhões de brasileiros irão às urnas para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, mais de 158 milhões de pessoas estão aptas a votar em todo o país. Em Santa Catarina, são 5.725.753 eleitores. 

Na região, Otacílio Costa possui 12.708 eleitores aptos, Palmeira tem 3.322 e Bocaina do Sul, 3.184. Juntos, os três municípios reúnem 19.214 eleitores. Os dados municipais são provenientes do cadastro eleitoral de 2026 do TSE. 

Neste ano, o eleitor fará seis escolhas: deputado federal, deputado estadual, primeiro senador, segundo senador, governador e presidente da República.

A Justiça Eleitoral reforçou a importância de verificar antecipadamente o local e a seção de votação e de levar os números dos candidatos anotados em papel. Em ofício encaminhado aos veículos de comunicação da região, a 93ª Zona Eleitoral chama atenção principalmente para os dois votos ao Senado, que podem gerar dúvidas e aumentar o tempo de permanência do eleitor diante da urna.

A votação começa às 8h e termina às 17h, considerando o horário de Brasília. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e, onde houver necessidade de segundo turno para presidente ou governador, a nova votação ocorrerá em 25 de outubro. 

Otacílio Costa e Palmeira fazem parte da 93ª Zona Eleitoral. Bocaina do Sul pertence à 21ª Zona Eleitoral.

A ordem de votação na urna eletrônica será:

1. Deputado federal – quatro dígitos  

2. Deputado estadual – cinco dígitos  

3. Primeiro senador – três dígitos  

4. Segundo senador – três dígitos  

5. Governador – dois dígitos  

6. Presidente – dois dígitos

No caso do Senado, o eleitor deverá escolher dois candidatos diferentes. Se votar novamente no mesmo candidato na segunda escolha, o segundo voto será anulado. 

A Justiça Eleitoral recomenda levar uma colinha de papel com os números já anotados na ordem da votação. O celular não pode ser utilizado dentro da cabine. 


Documento com foto é obrigatório

No dia da eleição, o eleitor deverá apresentar à Mesa Receptora de Votos um documento oficial com foto ou o e-Título.

Para utilizar somente o e-Título como documento de identificação, o aplicativo precisa apresentar a fotografia do eleitor. A foto aparece para quem possui cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. Caso ela não esteja disponível, será necessário apresentar outro documento oficial com foto.

São aceitos RG, Carteira Nacional de Habilitação, certificado de reservista, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, outro documento legal equivalente com fotografia e carteira de trabalho física.

A carteira de trabalho digital não é aceita como documento de identificação para votar. Também não valem certidão de nascimento ou de casamento.

Outra informação importante é que documentos oficiais com fotografia podem ser aceitos mesmo que estejam com a validade vencida, desde que permitam comprovar a identidade do eleitor.

O título de eleitor físico não é obrigatório.


Celular deve ficar fora da cabine

É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto, mesmo que esteja desligado.

Segundo orientação da Justiça Eleitoral, celulares, bolsas e mochilas deverão ser deixados no local determinado pelo presidente da mesa antes de o eleitor se dirigir à urna. 

No dia da eleição é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência política do eleitor, inclusive por meio de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

Até o término da votação, porém, são proibidas aglomerações com vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda, abordagem e tentativa de convencimento de eleitores e distribuição de camisetas. 


Transporte gratuito em Otacílio Costa

A Justiça Eleitoral determinou a disponibilização de transporte coletivo urbano gratuito para os eleitores de Otacílio Costa no domingo, 4 de outubro.

Conforme edital da 93ª Zona Eleitoral, o transporte seguirá percursos e horários definidos pela Justiça Eleitoral e será realizado com veículos da Administração Pública requisitados para essa finalidade. 

O mesmo edital informa que o transporte intermunicipal, inclusive metropolitano, também será fornecido gratuitamente, em quantidade e horários semelhantes aos dias úteis. Os trajetos encaminhados pelo Governo de Santa Catarina podem ser consultados no Portal das Eleições 2026 do TRE-SC e junto às empresas de transporte. 

No documento encaminhado à imprensa, a previsão específica de transporte coletivo urbano gratuito é citada para Correia Pinto e Otacílio Costa. O edital enviado não apresenta previsão específica de transporte urbano gratuito para Palmeira. 


Saída 8h30min - Centro Administrativo - Avenida Olinkraft (B. Santa Catarina) - Passarela - Av. Olinkraft (Poço Rico-Targino-Pinheiro) - Fátima - Sardá - Fátima (Escola Pedro-Escola NS Fátima) Rua Vinicius - Klabin - Bairro Igaras. Retorno: 9h30min.


Saída 10h30min - Centro Administrativo - Avenida Olinkraft (B. Santa Catarina) - Passarela - Av. Olinkraft (Poço Rico-Targino-Pinheiro) - Fátima - Sardá - Fátima (Escola Pedro-Escola NS Fátima) Rua Vinicius - Klabin - Bairro Igaras. Retorno: 12h30min.


Saída 13h30min - Centro Administrativo - Avenida Olinkraft (B. Santa Catarina) - Passarela - Av. Olinkraft (Poço RicoTargino-Pinheiro) - Fátima - Sardá - Fátima (Escola Pedro-Escola NS Fátima) Rua Vinicius - Klabin - Bairro Igaras. Retorno: 15h30min.


Saída 17h00min - Centro Administrativo - Avenida Olinkraft (B. Santa Catarina) - Passarela - Av. Olinkraft (Poço Rico-Targino-Pinheiro) - Fátima - Sardá - Fátima (Escola Pedro-Escola NS Fátima) Rua Vinicius - Klabin - Bairro Igaras. Retorno: 18h00min.


Quem é o eleitor catarinense?

Santa Catarina possui 5.725.753 pessoas aptas a votar. As mulheres são maioria: representam 52,26% do eleitorado, enquanto os homens correspondem a 47,74%. 

O grupo formado por pessoas entre 30 e 44 anos representa 30,40% do eleitorado catarinense. Entre as faixas em que o voto é obrigatório, os eleitores entre 40 e 44 anos formam o maior grupo, com 584.772 pessoas, ou 10,37%.

Também chama atenção o número de eleitores com mais de 70 anos, faixa em que o voto é facultativo. São 589.010 pessoas, o equivalente a 10,28% do eleitorado catarinense.

Em relação ao estado civil, a maioria é solteira. São 3.123.746 eleitores, ou 54,56% do total.

Os casados representam 36,37%, com 2.082.638 pessoas. Os divorciados somam 275.107, ou 4,8%; os viúvos são 155.487, ou 2,72%; e os separados judicialmente totalizam 88.761, ou 1,55%.

Entre as pessoas solteiras, 51,03% são homens e 48,96% são mulheres. A partir dos 50 anos, segundo o levantamento do TRE-SC, passa a haver predominância de eleitores casados. 


Santa Catarina terá 688 candidaturas nas urnas

O TRE-SC consolidou 688 candidaturas que estarão presentes nas urnas catarinenses no primeiro turno. Desse total, 666 estavam deferidas na publicação da lista consolidada e outras 22 apareciam como sub judice.

A relação oficial será disponibilizada também em cada uma das 17.326 seções eleitorais do estado no dia da votação. 

Na disputa proporcional, Santa Catarina terá centenas de candidatos concorrendo às vagas da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa. A eleição definirá 16 deputados federais e 40 deputados estaduais pelo estado.


- Deputado federal: 219 candidatos, disputando 16 vagas na Câmara dos Deputados.

- Deputado estadual: 404 candidatos que estarão nas urnas, disputando 40 vagas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


Candidatos à Presidência da República


Segundo a relação oficial atualizada do Tribunal Superior Eleitoral, 12 candidaturas tiveram o registro validado para disputar a Presidência da República.  

13 – Lula – PT  

14 – Renan Santos – Missão  

16 – Hertz Dias – PSTU  

21 – Edmilson Costa – PCB  

22 – Flávio Bolsonaro – PL  

27 – Clariana Barão – DC  

29 – Rui Costa Pimenta – PCO  

30 – Zema – Novo  

35 – Veterinário Wilson Grassi – Democrata  

55 – Ronaldo Caiado – PSD  

70 – Escritor Augusto Cury – Avante  

80 – Samara – UP

O pedido de registro de Pablo Marçal, do PRTB, foi indeferido pelo TSE. Com isso, a disputa presidencial ficou com 12 candidaturas validadas. 


Candidatos ao Governo de Santa Catarina


Oito candidatos disputam o Governo do Estado:

14 – Marcelo Brigadeiro – Missão  

16 – Professor Marcus Sodré – PSTU  

22 – Jorginho Mello – PL  

25 – Ralf Zimmer – PRD  

29 – Bruno Pedreiro – PCO  

40 – Gelson Merísio – PSB  

55 – João Rodrigues – PSD  

80 – Laís Chaud – UP

As oito candidaturas aparecem na relação utilizada nas pesquisas eleitorais divulgadas em setembro e integram a disputa pelo Governo de Santa Catarina. 


Candidatos ao Senado por Santa Catarina


Neste ano, estão em disputa duas das três vagas catarinenses no Senado. Por isso, o eleitor fará dois votos para o cargo.

São 13 candidatos:

111 – Esperidião Amin – PP  

133 – Décio Lima – PT  

144 – Túlio de Amorim Pfuetzenreiter – Missão  

155 – Lunelli – MDB  

160 – Joaninha de Oliveira – PSTU  

161 – Marcos Dorval – PSTU  

221 – Carol de Toni – PL  

222 – Carlos Bolsonaro – PL  

250 – Jeferson Rocha – PRD  

290 – Carol – PCO  

500 – Afrânio Boppré – PSOL  

800 – Ana Lucia da Silveira Machado – UP  

808 – Marlene Soccas – UP

A Agência Senado também registra as 13 candidaturas catarinenses ao cargo. 


VOTO BRANCO E NULO

É sempre importante ressaltar que os votos brancos e nulos não têm o poder de anular uma eleição. Ambos os votos, nulo e branco, não são considerados votos válidos para a totalização da eleição. O único reflexo que esses votos podem trazer é a diminuição da quantidade de votos que um candidato precisa para ser eleito, pois apenas os votos válidos são computados.

 

PROPAGANDA ELEITORAL

Em 16 de agosto iniciou o período de propaganda eleitoral. Ela pode ser realizada por meio da internet ou redes sociais; nas ruas com distribuição de santinhos, panfletos, e utilização de bandeiras; comícios; carreatas ou passeatas; anúncios pagos na imprensa escrita; adesivos em veículos; adesivos em janelas frontais das casas; e nas Rádios e TVs com o horário eleitoral gratuito.

Conforme o tipo de campanha eleitoral, as datas limite para sua veiculação são diferentes: Internet: de 16 de agosto a 1º de outubro;

Comícios: de 16 de agosto a 1º de outubro. Das 8h da manhã à meia-noite. E no último dia, é possível prorrogar por mais duas horas;

Propaganda paga em imprensa escrita: 16 de agosto até 2 de outubro;

Horário eleitoral gratuito nas emissoras de Rádio e TV: de 28 de agosto a 1º de outubro;

Campanha eleitoral na rua: de 16 de agosto até 22h de 3 de outubro, com possibilidade de distribuição de material gráfico, alto falantes, caminhada, carreata e passeatas.

 

Divulgação dos resultados no dia da eleição

Encerrada a votação, a urna eletrônica faz a contagem dos votos recebidos na seção e é impresso o Boletim de Urna (BU), com os totais que cada candidato recebeu. Em 2026, os dois últimos eleitores que votarem serão convidados para acompanharem o encerramento da votação e levarem uma cópia do BU para casa.

Neste mesmo momento, os dados são gravados de forma criptografada e com assinatura digital em uma espécie de pen-drive, a Memória de Resultados (MR). Em seguida, o BU impresso é fixado na porta da Seção Eleitoral e a MR é levada para ser lida e transmitida ao TSE, onde serão totalizadas todas as seções eleitorais do estado. É quando teremos o resultado final. Em 2022, Santa Catarina finalizou a apuração do primeiro turno às 22h34 e do segundo turno às 21h16.

 

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA NO DIA DAS ELEIÇÕES

No dia da eleição, é possível justificar pelo celular (via aplicativo e-Título) ou em uma seção eleitoral. O eleitor deve estar fora do seu município de votação (as justificativas realizadas dentro do mesmo município em que a pessoa vota não são aceitas no dia da eleição).

 

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA APÓS AS ELEIÇÕES

Após as eleições, é possível enviar sua justificativa pelo aplicativo e-Título ou via Autoatendimento Eleitoral, sem necessidade de comparecer ao cartório eleitoral, em até 60 dias após cada turno. Para o pleito deste ano, esses prazos vão até 3 de dezembro de 2026 (ausência no primeiro turno) e 8 de janeiro de 2027 (ausência no segundo turno, se houver).

O eleitor deve declarar o motivo do não comparecimento (viagem, problema de saúde, acidente, etc.) e juntar documentos que comprovem a impossibilidade do voto e da justificativa no dia da eleição (bilhete de passagem, atestado médico, boletim de ocorrência etc.). Se o eleitor não possuir documento comprobatório, deverá redigir uma declaração manuscrita, descrevendo o ocorrido e fotografar esse documento para anexar ao requerimento de justificativa. O requerimento de justificativa será analisado pelo juiz eleitoral, podendo ser aceito ou não.

Além das duas opções pela internet, ainda é possível justificar a ausência em qualquer cartório eleitoral do estado.



Serviço ao eleitor


Data: domingo, 4 de outubro

Horário: das 8h às 17h

Quantidade de votos: seis

Ordem: deputado federal, deputado estadual, primeiro senador, segundo senador, governador e presidente

Título de eleitor: não é obrigatório

Documento com foto: obrigatório

e-Título: pode ser utilizado sozinho se apresentar fotografia

Documento vencido: pode ser aceito se permitir a identificação do eleitor

Colinha: permitida em papel

Celular na cabine: proibido

Consulta de local e seção: e-Título, Portal das Eleições 2026, site do TRE-SC ou Disque-Eleitor

Disque-Eleitor TRE-SC: 0800 647 3888 



Confira as Zonas Eleitorais


Otacílio Costa

ESCOLA BÁSICA AGAR ALVES NUNES

RUA VALDO DA COSTA ÁVILA, N. 172 - CENTRO ADMINISTRATIVO

Seções: 9 Eleitores: 1.923 Seções Previstas: 9


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ELZA DEEKE

RUA JOSEPH WILLIAN SCHALLER, N. 38 - POÇO RICO 

Seções: 9 Eleitores: 2.821 Seções Previstas: 10


SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA MATRIZ 

AVENIDA OLINKRAFT, N. 26 - CENTRO ADMINISTRATIVO 

Seções: 5 Eleitores: 1.292 Seções Previstas: 5


ESCOLA BÁSICA PEDRO ÁLVARES CABRAL 

RUA PEDRO ALVARES CABRAL, 103 - BAIRRO FATIMA 

Seções: 6 Eleitores: 1.666 Seções Previstas: 6


NÚCLEO MUNICIPAL PROFESSORA ADILHA MATIAS FARIAS 

ESTRADA GERAL DO FUNDO DO CAMPO/GOIABAL - LOCALIDADE FUNDO DO CAMPO 

Seções: 2 Eleitores: 380 Seções Previstas: 2


SALÃO PAROQUIAL DA CAPELA SÃO SEBASTIÃO

ESTRADA GERAL DO GOIABAL, KM 45 - LOCALIDADE GOIABAL 

Seções: 1 Eleitores: 112 Seções Previstas: 1


ESCOLA BÁSICA FAZENDA OLINKRAFT

RUA ANTONIO DE SOUZA COELHO, 1770 - IGARAS 

Seções: 4 Eleitores: 1.041 Seções Previstas: 4


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 

RUA DÁRIO CORREA, N. 506 - BAIRRO FATIMA 

Seções: 8 Eleitores: 2.168 Seções Previstas: 8


SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO 

RUA LAURO CARDOSO, 218 - PINHEIROS 

Seções: 3 Eleitores: 1.059 Seções Previstas: 3


SALÃO DA CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA 

ESTRADA GERAL FUNDO DO CAMPO/GOIABAL, KM 7 - VILA APARECIDA 

Seções: 1 Eleitores: 249 Seções Previstas: 1


Seções : 48 Eleitores : 12711



Palmeira


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA ANTONIETA SILVEIRA RUA JUVENAL JOSÉ DE FARIAS, N. 115 - CENTRO 

Seções: 6 Eleitores: 2.312 Seções Previstas: 7


SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO CANOAS 

ESTRADA GERAL DE SÃO SEBASTIÃO DO CANOAS - LOCALIDADE SÃO SEBASTIÃO DO CANOAS 

Seções: 1 Eleitores: 268 Seções Previstas: 1


SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA SÃO MIGUEL

ESTRADA GERAL DO CERRO ALTO - LOCALIDADE CERRO ALTO 

Seções: 1 Eleitores: 213 Seções Previstas: 1


NÚCLEO MUNICIPAL PROFESSOR BENÍCIO

ESTRADA GERAL DO MATO ESCURO - LOCALIDADE MATO ESCURO 

Seções: 2 Eleitores: 530 Seções Previstas: 2


Seções : 10 Eleitores : 3323


Bocaina do Sul


ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PADRE THEODORO BAUSCHULTE

RUA EVALDO ASSINK, 145 - CENTRO

Nº Seções: 5 Seções Previstas:14 Seções com Acessibilidade:4  

 Total de Eleitores: 1522 


SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO

ESTRADA GERAL, S/N - LOCALIDADE PESSEGUEIROS 

Nº Seções: 1 Seções Previstas:2 Seções com Acessibilidade:1   

Total de Eleitores: 338 


ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ANA VALQUÍRIA DE SOUZA

ESTRADA GERAL DE PIÚRRAS, KM 5, S/N - LOCALIDADE PIURRAS     

Nº Seções: 3 Seções Previstas:4 Seções com Acessibilidade:1   

Total de Eleitores: 622

ESCOLA NUCLEADA MUNICIPAL JOÃO WALTER

ESTRADA GERAL DE CAMPINAS, S/N - LOCALIDADE CAMPINAS

Nº Seções: 1 Seções Previstas:3 Seções com Acessibilidade:1   

Total de Eleitores: 305


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAMPOS SALES

RUA ZECA ATANÁSIO, 389 - CENTRO

Nº Seções: 2 Seções Previstas:3 Seções com Acessibilidade:1   

Total de Eleitores: 397


FONTE TRE



Encerramento de campanha: Lages abraça Colombo Anterior

Encerramento de campanha: Lages abraça Colombo

O VOTO MERECE MAIS RESPEITO Próximo

O VOTO MERECE MAIS RESPEITO

Deixe seu comentário