logo RCN
Imagem principal

Audiências e Seminários marcam a semana na Alesc

Temas relevantes voltados para educação, saúde, agricultura, entre outros, marcam a semana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Com três audiências públicas e dois seminários, o fluxo de atividade acontece na sede do Parlamento, na Capital, e nos municípios de Blumenau, Canoinhas e Garuva.

Além dessas iniciativas, estão previstas as reuniões das comissões permanentes com temas pontuais na Comissão de Constituição e Justiça; Comissão de Direitos Humanos e Família; Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte e de Legislação Participativa; Comissão de Saúde; Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa; Comissão de Finanças e Tributação; Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Também acontece no Parlamento as sessões plenárias, estabelecidas todas às terças e quartas-feiras, a partir das 14h, e nas quintas, às 9h regimentalmente.


Debate abrange alternativas para a proibição de celulares nas escolas


Nesta segunda-feira (07), está agendada uma audiência pública para debater alternativas para a proibição de celulares nas escolas. Promovida pela Comissão de Educação e Cultura, a audiência reúne profissionais da educação, autoridades e a sociedade, a partir das 16h, no Auditório Deputada Antonieta de Barros.

De iniciativa da deputada Paulinha (Podemos), objetivo é discutir a regulamentação da legislação em Santa Catarina, a partir da Lei nacional nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares por estudantes nas escolas públicas e privadas do Brasil. A parlamentar é autora do Projeto de Lei 34/2024, que regulament a o uso do celular nas escolas visando assegurar que as instituições de ensino adotem práticas que promovam o equilíbrio entre a utilização das ferramentas tecnológicas e a manutenção de um ambiente adequado ao processo de aprendizagem.


Gestão da Celesc é tema de audiência pública


Já na quarta-feira (09), a audiência pública para debater a gestão da Celesc deve lotar as dependências do Auditório Deputada Antonieta de Barros, a partir das 10h. O encontro, promovido pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, é uma iniciativa do deputado Fabiano da Luz (PT).

A proposta é debater com a direção da concessionária para que a instituição seja conduzida como uma empresa pública, que tenha como prioridade sempre um melhor atendimento à população catarinense, com investimentos em mão de obra própria, frota renovada, equipamentos de segurança em número suficiente e investimentos que gerem retorno aos consumidores de Santa Catarina, evitando a terceirização de diversas áreas, a falta de investimento na renovação da frota de maneira adequada, entre outros fatores. 


Audiência debate a classificação do tabaco nas propriedades agrícolas no Estado


Ainda esta semana acontece no município de Canoinhas, na sexta-feira (11), a partir das 13h30, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 10/2023, que trata da classificação do tabaco nas propriedades agrícolas de Santa Catarina.

Promovido pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc, o encontro proposto pelo deputado Sargento Lima (PL) visa reunir agricultores produtores de fumo e demais interessados no setor para trabalhar propostas, uma vez que o tabaco é um importante produto no agronegócio brasileiro, em alguns casos sendo a principal fonte de receita para vários municípios catarinenses. Dos 295 municípios, 207 obtiveram renda com a produção da folha.

Segundo o parlamentar, a proposição do PL 10/2023 é reforçada por centenas de agricultores que manifestaram preocupação sobre a classificação do fumo pelos comerciantes.

Seminário oferece capacitação em Estomias e Epidermólise Bolhosa


Ainda esta semana, nos dias 08 e 09, a partir das 8h, a Assembleia Legislativa, por intermédio da Comissão de Saúde e Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sedia o Seminário de Capacitação em Estomias e Epidermólise Bolhosa na Universidade de Blumenau (FURB).
 
Considerando as Diretrizes para Atenção à Saúde das Pessoas com Estomia e Do enças Raras, o encontro tem como objetivo contribuir para capacitação dos profissionais da rede, assim como debater questões técnicas acerca da indicação e manuseio dos insumos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas, visando sua reabilitação e reinserção no convívio social.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta (PT), a pessoa com estomia enfrenta uma série de desafios que vão além das questões técnicas da cirurgia. “É fundamental que essas pessoas tenham acesso a informações detalhadas sobre sua condição de saúde”.


Garuva recebe Seminário Educação Inclusiva - Morada Comunidade


Na quinta-feira (10), o município de Garuva recebe o Seminário Educação Inclusiva - Morada Comunidade.  Promovido pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, o evento será realizado na Morada Comunidade Cristã, na Rua Tiradentes, 274, bairro Centro.


Comissões
Durante a semana, estão programadas as reuniões das comissões permanentes da Alesc. Na terça, o trabalho nas comissões inicia com a reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça, a partir das 10h. Na sequência, acontece a reunião da Comissão de Direitos Humanos e Família. Já no período da tarde, está marcada a reunião das comissões dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte; e de Legislação Participativa.

Também ocorre ao longo desta semana, na quarta-feira (09), no período da manhã, a reunião da Comissão de Saúde, às 9h, da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, às 10h, Comissão de Finanças e Tributação, 10h30, Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Públi co, às 11h30. Já no início da tarde está marcada Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação às 13h30.


Alterações
As reuniões das comissões, assim como os outros eventos da Casa, podem ser alterados ao longo da semana. Todos são abertos ao público e terão transmissão ao vivo pelos veículos de comunicação da Alesc.

Fique por dentro
Acompanhe o trabalho parlamentar pelas mídias sociais da Alesc, no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Confira também as notícias nos sites da Agência ALTVAL e da Rádio AL.


Tatiani Magalhães

SALA DE IMPRENSA


Governo de Santa Catarina recebe Selo Ouro de Transparência do Tribunal de Contas do Estado Anterior

Governo de Santa Catarina recebe Selo Ouro de Transparência do Tribunal de Contas do Estado

Plenário aprova projetos sobre despejo de lixo nas ruas e contas de água Próximo

Plenário aprova projetos sobre despejo de lixo nas ruas e contas de água

Deixe seu comentário