logo RCN

Alexandre de Moraes determina bloqueio do Telegram no Brasil

A ordem atende a um pedido da Polícia Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira, 18, o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram, em todo o Brasil.  A ordem atende a um pedido da Polícia Federal, e plataformas digitais e provedores de internet têm até cinco dias para inviabilizar o acesso ao aplicativo.

Uma matéria do Fantástico, programa da TV Globo, transmitido no último domingo, 13, mostrou que o Telegram é usado para tráfico de drogas, comércio de dinheiro falso, propaganda nazista, propagação de discurso de ódio e venda de certificados de vacinação.

Moraes estabeleceu uma multa diária de R$100 mil para empresas que não cumprirem à ordem.

Segundo a PF, o aplicativo descumpriu ordens judiciais, como entregar à justiça dados cadastrais e bloquear o repasse de recursos. A Federal afirmou ao Supremo que o Telegram  "é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países".

Ao contrário do WhatsApp, o Telegram permite criação de grupos com até 200 mil pessoas. De acordo com os autos, o aplicativo está em 53% dos celulares do Brasil.

Anterior

Brasil concede 74 vistos para ucranianos em março

Próximo

Bielorrússia diz que está pronta para negociações entre Moscou e Kiev

Deixe seu comentário