Imagem principal

Vinte anos depois: histórias que voltam a se encontrar

Há 20 anos, a Klabin iniciou um projeto muito interessante para o município. Chamava-se GNCC – Gases Não Condensáveis Concentrados. Basicamente, trata-se de um incinerador de proporções industriais, cujo objetivo é eliminar o odor inerente à fabricação do papel. Não sei se ainda funciona nas configurações originais, mas os moradores mais antigos lembram bem de como era complicado o cheiro nas áreas próximas à nossa fábrica-mãe.

Mas por que estamos conversando sobre isso esta semana? Ora, por causa da amizade que todos construímos em nossos trabalhos.

Algumas dessas amizades são curtas e duram o mesmo tempo que se trabalha junto. Outras, nem isso. Outras ultrapassam a fronteira do ambiente profissional e invadem a intimidade da casa. Existe ainda um terceiro tipo: aquelas que ficam anos ou décadas sem se reencontrar.

Elas começam no trabalho e, ironicamente, o próprio trabalho acaba por distanciá-las — seja porque a obra terminou, houve uma mudança de emprego ou porque o endereço mudou. O fato é que ficam muito tempo sem se falar. Os dois jovens da foto acima estavam há mais de 20 anos sem se encontrar pessoalmente.

Nossa participação, ainda que pequena, no projeto GNCC — que tanto melhorou a qualidade de vida na nossa cidade — foi o último trabalho que realizamos juntos, e o último que ele realizou no Brasil. Logo após o término, ele se mudou para Orlando, nos Estados Unidos, passando antes pelo México. Hoje tem aquelas histórias a respeito do sonho americano que tanto fascina o mundo afora.

Ao se reencontrarem, essas amizades retomam a conversa exatamente de onde pararam da última vez. É engraçado, porque as casas mudaram, os filhos cresceram… e somos os mesmos — mesmo não sendo mais os mesmos.

Igual à nossa cidade.

Crianças com pressa de crescer, adultos com preguiça de cuidar Anterior

Crianças com pressa de crescer, adultos com preguiça de cuidar

Otacílio Costa define programação das comemorações cívicas de 7 de Setembro Próximo

Otacílio Costa define programação das comemorações cívicas de 7 de Setembro

Deixe seu comentário