Imagem principal

Udesc Lages completará 50 anos nesta segunda e marcará data com solenidade

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, completará 50 anos de existência na próxima segunda-feira, 6. Para marca o início da programação do cinquentenário, a instituição realizará uma solenidade, às 15h.

O evento reunirá a comunidade acadêmica, ex-alunos, autoridades, imprensa, convidados e comunidade em geral. A cerimônia acontecerá no anfiteatro do prédio da Agronomia, que foi totalmente reformado e será reinaugurado com o nome de Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos. Falecido em 2019, Ramos foi um dos idealizadores do curso de Agronomia.

A solenidade de aniversário será marcada por um resgate histórico da instituição, feito por ex-diretores e ex-professores. A Direção também apresentará a marca comemorativa dos 50 anos e o calendário de eventos, que se estenderá ao longo de 2023. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da Udesc Lages no YouTube.

O encerramento será marcado pelo corte do bolo, que terá cerca de dois metros de comprimento. "Este é o evento que iniciará os festejos dos 50 anos", comenta o diretor-geral, André Thaler Neto.

Data oficial foi instituída em 2021

O dia 6 de fevereiro de 1973 foi instituído como data oficial da fundação do Centro de Ciências Agroveterinárias, por meio da Resolução Nº 06/2021 do Conselho de Centro (Concecav). Esta é a data em que foi publicado o Decreto Federal Nº 71.811, autorizando a criação da Faculdade de Medicina Veterinária.

Tendo como primeiro diretor o Professor Paulo Londero Sperb e sendo denominada Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve), em 10 de abril de 1973, iniciaram as aulas de Medicina Veterinária. Em 17 de abril de 1980, a Esmeve foi transformada em Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

Em 29 de setembro de 1979, o Decreto Lei nº 84.034 autorizou o funcionamento do curso de Agronomia, que iniciou as atividades em março de 1980. Em 2004 foi criado o curso de Engenharia Florestal, cujas aulas iniciaram em agosto do mesmo ano. Em 13 de setembro de 2007, foi criado o Curso de Engenharia Ambiental que, após reforma curricular, passou a ser denominado Engenharia Ambiental e Sanitária, implantado em 2016.

Décadas de formação de profissionais e pesquisadores

Ao longo das últimas cinco décadas, a instituição formou mais de 5,9 mil profissionais nos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental e Sanitária. Atualmente, o centro conta mais de mil alunos de graduação.

Na pós-graduação, a Udesc Lages bateu a marca das 1,5 mil dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas. Hoje, são cerca de 400 estudantes matriculados nos sete programas de pós: Bioquímica e Biologia Molecular; Ciência Animal; Ciência do Solo; Ciências Ambientais; Engenharia Florestal; Produção Vegetal; e Residência em Medicina Veterinária.

Em 2022, os conselhos da universidade aprovaram a criação de dois novos doutorados: Ciências Ambientais e Engenharia Florestal. Em janeiro de 2023, a Udesc homologou e encaminhou as propostas dos novos cursos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

Referência em educação superior

Reconhecido pelo ensino público e de qualidade, o Centro de Ciências Agroveterinárias é, também, referência nacional e internacional em pesquisas científicas e em ações de extensão junto da comunidade, acumulando prêmios e homenagens. A instituição conta, hoje, com mais de 150 professores, 77 técnicos universitários e 64 colaboradores terceirizados.

"É com muito orgulho que a gente participa desse momento tão importante do CAV", diz o diretor-geral. "A instituição completa um ciclo de maturidade, que se expressa pelos anos decorridos, pelo impacto que tem na sociedade e pela sua importância na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de tecnologias, procurando auxiliar na solução de problemas", completa Thaler.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130

Fotos: Fabrício Camargo

Saiba mais em: https://www.udesc.br/cav/noticia/udesc_lages_completara_50_anos_nesta_segunda_e_marcara_data_com_solenidade

Otacilienses participam de audiência na Casa Civil em Florianópolis Anterior

Otacilienses participam de audiência na Casa Civil em Florianópolis

Governo do Estado lança programa para zerar fila de cirurgias ainda em 2023 Próximo

Governo do Estado lança programa para zerar fila de cirurgias ainda em 2023

Deixe seu comentário