Paixão de Cristo deve emocionar ao apresentar o verdadeiro significado da Páscoa |
Os proprietários do Sítio João Maria, Edna de Liz e seu esposo Klebs Peixoto, na localidade de Casa Vermelha, na estrada municipal João Maria Mello de Liz, em Otacílio Costa, celebram neste ano um marco importante em sua trajetória: a primeira safra de uvas em estágio de maturidade produtiva. O cultivo, iniciado há quatro anos como um pomar experimental, apresentou resultados considerados altamente positivos.
Ao todo, foram cultivados cerca de 60 pés de uva, com variedades destinadas tanto ao consumo in natura quanto à produção de suco. Embora ainda não haja uma mensuração precisa da quantidade colhida, os produtores avaliam a safra como um sucesso, especialmente por se tratar do primeiro ciclo produtivo consolidado.
As variedades plantadas apresentam diferentes períodos de maturação — desde precoces, como Nubia, Vitória, Moscato Bailey, Moscato Poloski, Melodia, Niágara Branca e Niágara Rosada, até tardias —, o que contribui para uma colheita escalonada. Entre as uvas de maturação tardia, destacam-se as variedades Carmen, Isabel e Golden seFinger, também conhecida como “bananinha”.
Segundo Edna e Klebs, a produção desta primeira safra foi destinada exclusivamente ao consumo próprio, sem fins comerciais. No entanto, o projeto já prevê expansão nos próximos anos, com foco na comercialização gradual. A estratégia contempla, inicialmente, o atendimento ao mercado local de Otacílio Costa, seguido pela região, pelo estado, pelo mercado nacional e, futuramente, pela exportação.
A proposta também valoriza o conceito de consumo local, conhecido como Km 0, buscando oferecer à população frutas de alta qualidade diretamente na propriedade, com padrão comparável ao dos grandes centros urbanos.
Outro diferencial do cultivo está no modelo de produção integrada adotado. O pomar é coberto, uma medida que reduz a incidência de doenças — especialmente relevantes devido à alta umidade característica do microclima da região. Com isso, o uso de defensivos é minimizado, sendo restrito a aplicações de controle com produtos de rápida dissipação.
Além das uvas de mesa, a propriedade também avançou na produção de suco. Neste ano, foi adquirido um equipamento industrial que possibilitou a fabricação do próprio suco de uva, atualmente destinado apenas ao consumo de familiares e amigos.
Com os resultados positivos da safra experimental, os produtores se preparam para expandir a área de cultivo e estruturar novas atividades. Entre os planos está a criação do receptivo de visitantes, com a implantação do sistema “colha e pague”, previsto para a temporada 2026/2027, especialmente aos finais de semana.
A iniciativa reforça o potencial da fruticultura na região e abre caminho para o desenvolvimento de novos produtos e experiências no meio rural de Otacílio Costa.
Deixe seu comentário