Clínica de Hidroterapia Benvinda Chaves de Souza é inaugurada em Otacílio Costa |
Nove alunos se formam no 1º Programa de Iniciação ao Trabalho de Otacílio Costa
O Programa de Iniciação ao Trabalho teve sua primeira turma formada em Otacílio Costa na tarde de quarta-feira, 11. Ao todo, nove jovens do 9º ano e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da EEB Agar Alves Nunes, participaram e finalizaram o curso, realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina, o CIEE, de Lages.
Eliane Antunes foi a responsável pela aplicação do curso aos alunos, que teve como objetivo capacitar os jovens para o mercado de trabalho. Foram 20 dias e 60 horas de aprendizado e desenvolvimento, visando a preparação para uma inserção bem-sucedida e duradoura no ambiente corporativo.
Segundo Eliane, os jovens finalizaram o curso prontos para ingressarem no mercado de trabalho. “Trabalhamos com eles sobre rotinas administrativas e o mundo do trabalho, além de apresentar a eles cases de empresários e visitas técnicas aqui no município”.
Ana Paula Fontoura Freitas, supervisora do CIEE Lages, comentou que agora é hora do comércio e empresas do município darem oportunidade a este jovens. “Sua empresa tem a oportunidade de ser uma parceira e contribuir para a continuidade desta formação, abrindo suas portas para oferecer oportunidades de estágio e aprendizagem aos jovens”, falou.
Ela ainda deixou contato para interessados e obter mais informações detalhadas. “Entrem em contato, por favor, através do telefone (49) 3224-2686 ou Whats (48) 8824-0468”.
Otacílio Costa
Em Otacílio Costa, aproximadamente 90 jovens, de 14 a 16 anos, estão no mercado de trabalho através do programa de estágio e aprendizagem do CIEE-SC. Ao todo, são 11 empresas.
Ana explica que o jovem que tiver interesse em ingressar no mercado de trabalho deve procurar o CIEE, para realização do cadastro e acompanhamento do quadro de vagas no seu município, mas também é possível se apresentar diretamente as empresas solicitando vagas como estagiário ou aprendiz.
Capacitações
Além das ferramentas de encaminhamento para o mercado de trabalho, o CIEE promove capacitações por meio de Oficinas Socioeducativas e o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). Ambas as modalidades de preparação visam capacitar os jovens para o mundo profissional, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais.
O Programa de Iniciação ao Trabalho - PIT tem carga horária de 60 horas e tem, como proposta, oferecer aos jovens uma preparação para a inserção e a permanência no ambiente corporativo, abordando temas técnicos e práticos sobre a vida profissional. Além de conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais, o PIT oferece orientações técnicas que simulam situações reais das relações de trabalho. Isso contribui para a formação de profissionais comprometidos, competentes e conscientes, capazes de transformar e aplicar práticas atentas e sustentáveis.
As Oficinas socioeducativas possuem uma carga horária de 2 horas, com temáticas pontuais de orientação e preparação para o mundo do trabalho.
Entrevista
Ana Paula Fontoura Freitas – Supervisora do CIEE Lages.
O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina – CIEE/SC é uma entidade beneficente de assistência social, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que, por meio de diversos programas, dentre eles os Programas de Aprendizagem e Estágios, abre as portas da frente do mundo do trabalho, com dignidade e de maneira formal aos jovens catarinenses.
CO: Qual a faixa etária para ser estagiário ou aprendiz do CIEE?
Ana: Estágio: A partir dos 16 anos completos, regularmente matriculado e frequentando o Ensino Médio, cursos Técnico e Superior.
Aprendiz: A partir 14 anos completos e no máximo de 24 anos. Estar cursando ensino fundamental ou médio ou ter concluído o ensino médio.
CO: Qualquer empresa pode contratar um estagiário aprendiz?
Ana: A lei de estágio 11.788/2008 estabelece que as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Também os profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos (ex: OAB e CREA) podem oferecer estágio.
A Lei de Aprendizagem 10.097/2000 determina que todas as empresas de médio e grande porte devem contratar de 5% a 15% de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. A cota dos aprendizes a serem contratados deve ser calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.
CO: Que tipo de tarefa este jovem pode fazer dentro do serviço?
Ana: O programa de estágio é um ato educativo, supervisionado e direcionado para a área de formação do estudante.
O campo de estágio é amplo e pode de explorado. Por isso sugerimos a empresa entre em contato com o CIEE SC para auxiliar na identificação das atividades que podem ser desenvolvidas por um estagiário dentro da empresa.
O programa de aprendizagem é um ato profissionalizante onde o jovem irá executar atividades práticas (empresa) e teóricas (CIEE) de acordo com o CBO do contrato e o curso de aprendizagem realizado no CIEE.
Cursos de aprendizagem do CIEE são: Rotinas Administrativas, Arco Ocupacional, Administrativo, Logística, Operador do Comércio, Linha de Produção e Almoxarife.
CO: Existe um limite de estagiário ou aprendiz por empresa?
Ana: Estágio, a contratação de estudantes de nível médio, conforme a lei de estágio, estabelece uma proporção em relação ao número de funcionários.
Aprendiz, cota 5% a 15% no máximo A cota dos aprendizes a serem contratados deve ser calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.
CO: Qual a carga horária?
Ana: Para estágio 4 horas por dia, totalizando 20 horas semanais para alunos do Ensino Médio. Para estudantes de cursos técnicos e superior, 6 horas por dia, totalizando 30 horas semanais.
Para programa de aprendizagem: 4 horas por dia, totalizando 20 horas semanais.
CO: Qual a importância do CIEE para o mercado de trabalho?
Ana: Nossa missão é conectar vidas com oportunidades. Acreditamos que a inclusão social do jovem no mundo do trabalho e fator decisivo para uma sociedade melhor e igualitária e isto só é possível com a parceria de instituições e organizações públicas e privadas.
Ao contratar estagiários ou aprendizes, as empresas estão moldando futuros profissionais, proporcionando experiência e vivência na profissão, além de contribuir para a redução da evasão escolar. Também auxiliam o jovem e sua família ao ter uma fonte de renda.
Desenvolver os jovens por meio de oportunidades de estágios ou aprendizagem é uma maneira de contribuir para a formação de cidadãos mais bem preparados e proativos diante dos novos desafios.
Endereço e contato do CIEE em Lages
O CIEE Lages atende todos os municípios da AMURES e da AMURC e a estrutura física está localizada na Av. Belizário Ramos, 5141 – Universitário – Lages/SC.
49 3224-2686
whats 48 9 8824-0468
www.cieesc.org.br
Deixe seu comentário