logo RCN
Imagem principal

Klabin distribui mais de 2 mil mudas de árvores

Santa Catarina, 1º de novembro de 2023 – No último mês, a Klabin realizou uma série de doações de mudas de árvores nativas para cidades de Santa Catarina. Como uma empresa centenária de base florestal, a Companhia fortalece sua presença nas comunidades, contribuindo também com a arborização das cidades.

Entre as mudas doadas estavam Ipê Amarelo, Araçá Vermelho, Guabiroba, Uvaia e Bracatinga, nativas da região e que, além de embelezar as cidades e contribuir para o meio ambiente, fortalecem a preservação da biodiversidade local. As espécies também são frutíferas, o que contribui para atrair a fauna. Estes frutos se tornam alimentos e os animais fazem a dispersão de sementes nas redondezas, criando o ciclo da biodiversidade, fundamental para a saúde do meio ambiente. As cidades beneficiadas pela ação foram: São Joaquim, Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Ponte Alta, Lages, Correia Pinto e Painel.

A distribuição das mudas contou com a parceria da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São Joaquim; Secretaria de Agricultura e Epagri de Ponte Alta; Prefeitura de Bocaina do Sul; Prefeitura de Otacílio Costa; e Rede Massa - Lages. Também foram realizadas ações nas instituições de ensino: EEB Francisco Manfroi, CEIM Girassol, EMEB Izidoro Marin e CPP do Centro de Educação Infantil Municipal do Bairro Caroba, em Lages; EBM Padre Theodoro Bauschulte, em Bocaina do Sul; CEI Braz Manoel, em Correia Pinto; e Escola de Educação Básica Santos, em Painel. 

"Com essas ações, a Klabin demonstra compromisso com a sustentabilidade, pois incentiva o plantio de espécies nativas e promove a arborização nas regiões em que está inserida. Nós também acreditamos que a parceria com comunidade, escolas e órgãos públicos é um passo importante na jornada de fomentar o tema da preservação ambiental na sociedade. Ao fazê-lo, contribuímos para a melhoria da qualidade do clima, aumentamos a umidade do ar e proporcionamos mais conforto climático para a população. Acreditamos que o trabalho conjunto potencializa ainda mais os resultados das ações, e é por meio dessa colaboração que construímos um futuro mais verde e sustentável para todos”, comenta Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

Em Bocaina do Sul, alunos da Escola Municipal Padre Theodoro Bauschulte receberam o Projeto Klabin na Escola, quando assistiram a uma palestra sobre a Klabin, suas operações florestais e industriais, e aprenderam mais sobre os cuidados ambientais da empresa em suas florestas. No fim, todos os alunos receberam a doação de um lápis semente. E, em Lages, a Polícia Militar Ambiental realizou, junto com os jovens participantes do programa Protetores Ambientais, o plantio de mudas nativas doadas pela Companhia. Durante a ação, também foi discutida a importância de se preservar a vegetação nativa da serra catarinense.

A Klabin conserva 265 mil hectares de florestas nativas no Sul e Sudeste do Brasil, que representam 42% do total de áreas da Companhia. Essenciais para a preservação dos ecossistemas e da vida no planeta, as árvores também desempenham papel fundamental na regulação do clima e no combate às mudanças climáticas.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.


Projeto Virando o Jogo conta com mais de 300 crianças em Otacílio Costa Anterior

Projeto Virando o Jogo conta com mais de 300 crianças em Otacílio Costa

Encontro visa alavancar a produção de peixes na região mais fria de SC Próximo

Encontro visa alavancar a produção de peixes na região mais fria de SC

Deixe seu comentário