logo RCN
Imagem principal

Klabin destaca sustentabilidade e soluções inovadoras na Expolages 2024

Companhia participou pelo 4º ano da maior feira multissetorial de Santa Catarina

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis de papel do Brasil, participou, entre os dias 9 e 13 de outubro, da Expolages, a maior feira multissetorial da Serra Catarinense. Realizada no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC), a feira reuniu mais de 40 expositores, com destaque para o agronegócio e outros setores como tecnologia, comércio, indústria e serviços.

Em sua quarta participação no evento, a Klabin apresentou iniciativas de sustentabilidade para os negócios e reforçou seu compromisso com práticas sustentáveis e produtos derivados de florestas plantadas, mostrando como a Companhia está alinhada com os desafios globais de responsabilidade ambiental.

Os visitantes puderam conhecer, no estande da Companhia, soluções inovadoras em embalagens de papel. Foram expostos produtos como embalagens de papelão ondulado, papel higiênico, absorventes íntimos e os sacos industriais fabricados na Unidade Lages – a maior fábrica de sacos industriais do mundo. Esses produtos são amplamente utilizados em setores que vão desde a construção civil até a indústria alimentícia, química e o agronegócio.

Antonio Carlos de Liz, gerente de Qualidade, Projetos e Excelência Operacional da Klabin, ressaltou a importância da participação da empresa na Expolages como uma forma de fortalecer o relacionamento com a comunidade local. “Nossa presença no evento reflete o compromisso da Klabin com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos. Participar da Expolages nos permite compartilhar nossas soluções e iniciativas operacionais voltadas à sustentabilidade, além de aproximar ainda mais a Companhia do público que prestigia a feira”, destaca Antonio Carlos.

Com mais de 60 anos de atuação em Santa Catarina, a Klabin mantém uma vasta área florestal no estado, que abrange diversos municípios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e econômico da região. A Klabin possui, nas suas áreas florestais em Santa Catarina, mais de 5 mil quilômetros de rios e mais de 9 mil nascentes protegidas pela empresa, que contribuem para o abastecimento hídrico da região. As matas nativas preservadas totais da Companhia no Estado representam 46% do total da área florestal de Santa Catarina.


Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
 

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

 

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.




Assessoria de Imprensa – Klabin

In Press Porter Novelli

Sonia Xavier – sonia.xavier@inpresspni.com.br 


Semana da Conciliação ocorrerá em mais de 80 unidades judiciárias do PJSC Anterior

Semana da Conciliação ocorrerá em mais de 80 unidades judiciárias do PJSC

Acordo proposto pelo MPSC acelera implantação de nova área industrial em Otacílio Costa sem afetar o meio ambiente Próximo

Acordo proposto pelo MPSC acelera implantação de nova área industrial em Otacílio Costa sem afetar o meio ambiente

Deixe seu comentário