Imagem principal

Família encontra Bíblia Sagrada e imagem de Nossa Senhora de Fátima após incêndio

O casal de idosos, senhor Hermes Carmelo Cardoso, 74 anos e a senhora Almerinda Cardoso, 72 anos, moradores do bairro Fátima, de Otacílio Costa, perderam a sua casa e seus pertences em um incêndio ocorrido na manhã de quinta-feira, dia 25. Mas algo chamou a atenção da família.

Após os bombeiros apagarem todas as chamas, o casal foi à procura de pertences que tinham restado. Foi aí que dona Almerinda encontrou sua Bíblia Sagrada e a imagem de Nossa Senhora de Fátima. O casal, que é católico e tem muita fé e devoção, ficou comovido com o que encontraram e, muito emocionada, ela contou. “A bíblia eu ganhei de presente, e tenho ela há muitos anos, é uma bíblia muito especial, ela ficava no meu quarto. Quando eu a vi ali, intacta, eu pensei em Deus e na proteção que ele nos deu. Foi um sinal de Deus cuidando de nós”, disse ela emocionada.

Dona Almerinda nos contou, ainda, que a imagem de Nossa Senhora de Fátima estava com um plástico ao seu redor. O plástico queimou e a imagem da santa não. A imagem era um presente da sua neta Jaine. Dona Almerinda ganhou quando ela tinha 7 anos. “Nós estamos em 5 na casa, nós dois, minha nora e dois netos. Era 6h30 da manhã, e se fosse à noite, que não tivesse nenhum vizinho para nos acudir e estivéssemos dormindo? E se a gente não tivesse escutado os estalos? Foi Deus que cuidou de nós, ele nos protegeu. Ao ver a santa e a bíblia, percebi o significado de eles estarem ali” .

Eles moraram por 40 anos na casa, e foi seu Carmelo que a construiu, segundo ele, com madeiras do Clube da Fábrica que ele ganhou. “A madeira tinha mais de 100 anos, era uma madeira muito boa”.

O incêndio

Eles recordam que acordaram por volta das 6h30 da manhã, com uns estalos, acharam que era uma das crianças brincando na cozinha. Ao se levantar, dona Almerinda viu a cozinha em chamas e chamou seu Carmelo. Os dois, ainda com roupa de dormir, acordaram as crianças e a nora, e foram para fora de casa. “Eu ainda voltei após, vesti uma roupa, aí lembrei de um dinheiro que tinha guardado no meu guarda-roupa, uma economia minha, R$ 2  mil. Entrei na casa novamente, mas era muita fumaça, não enxergava mais nada, alguém me tirou pelo braço, e saí. O incêndio tomou conta e destruiu tudo muito rápido”, disse seu Carmelo.

Seu Carmelo explicou que o que ocasionou o incêndio foi um picumã que caiu no forro. “Tinha uma chaminé fina, e uma chaminé grossa. A casa era mista, a cozinha era material, o picumã que ficava acima do forro caiu e deu inicio ao incêndio”.

Campanhas

Após todo incêndio, a família, amigos e vizinhos já começaram com ações solidárias para arrecadar pertences, roupas, alimentação, calçados e uma vaquinha online.

Eles ainda estão aceitando doações de roupas, calçados, alimentação e utensílios domésticos. A vaquinha online, segundo a neta Kamila Cardoso, vai ficar ativa até dia 10 de junho.

Eles estão abrigados em uma casa no bairro Pinheiros, em frente à redação do Jornal Correio Otaciliense. A família está à procura de uma casa para alugar até eles reconstruírem sua casa, que é o objetivo deles. “O prefeito Fabiano Baldessar e o secretário de Habitação, Rodrigo Barth, sinalizaram que vão nos ajudar a reconstruir nosso lar. Queremos estar no nosso cantinho, naquele lote, que é nosso lugar”, disse seu Carmelo”.

Para quem desejar fazer sua doação, pode entrar em contato com a Kamila, pelo WhastApp (49) 99118-1504 e com a Irene, nora do casal pelo (49) 99179-5865, e também através da vaquinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vaquinha-para-reconstruir-casa-que-pegou-fogo-kamila-cardozo.



Governador destaca força de Santa Catarina como destino turístico na abertura da Convenção da CVC Anterior

Governador destaca força de Santa Catarina como destino turístico na abertura da Convenção da CVC

Lucas neves cobra governo para resolver problema da saúde na serra Próximo

Lucas neves cobra governo para resolver problema da saúde na serra

Deixe seu comentário