logo RCN
Imagem principal

Cidade Empreendedora auxiliando desenvolvimento otaciliense

  • Divulgação/Assessoria de Imprensa -

Programa Cidade Empreendedora aplica Diagnóstico de Maturidade para gestores da Administração Municipal

Avaliar questões de governança e transparência, esse foi o principal objetivo do Diagnóstico de Maturidade de Otacílio Costa, aplicado por consultor do Senai, que é parceiro do SEBRAE nesta etapa do Programa Cidade Empreendedora, na manhã desta quinta-feira (9), no gabinete do Executivo.

A atividade contou com a presença do prefeito Fabiano Baldessar, vice Leonir Ribeiro e secretários municipais, além do articulador do Programa Cidade Empreendedora em cidades da região Luis Carlos Pinheiro Filho, e o consultor do Senai Ricardo Stedile, responsável pela aplicação do questionário.

Divulgação/Assessoria de Imprensa

Conforme Luis Carlos, articulador do programa, este trabalho consiste na aplicação de um questionário avaliando questões de eficiência e cumprimento das normas administrativas. “Foi aplicado questionário, após isso, se avalia o resultado e, na sequência, se faz a devolutiva para o município, com os resultados obtidos. É como se fosse um exame que fazemos para análise do médico. É necessário colher as informações para posteriormente aplicar a metodologia correta”, explicou.

O Programa Cidade Empreendedora foi implantado em Otacílio Costa em 2021, com ciclos de dois em dois anos. “Já estamos no segundo ciclo. Basicamente este programa se divide em eixos como Sala do Empreendedor, educação empreendedora, desburocratização, compras públicas e gestão. Em Otacílio Costa o programa capacita os agentes públicos, orienta e presta consultorias nestas áreas”, comentou Pinheiro.

Divulgação/Assessoria de Imprensa

Segundo ele, os benefícios do Programa Cidade Empreendedora contribui para a melhoria da gestão pública, melhoria do ambiente de negócios, entre outros ganhos. “Considero que Otacílio Costa tem caminhado muito bem, estando à frente da maioria dos demais municípios. Prova disso é a adaptação a nova lei de licitações que já vem sendo aplicada. Também já tem a Sala do Empreendedor instalada há um bom tempo, dando assistência ao microempreendedor e empreendedor individual, incentivando a participação do empresário local nas compras públicas”, analisou o articulador do programa na região.

Para o prefeito Fabiano a implantação do programa facilitou a abertura de novas empresas no município. “Atualmente o tempo para abertura de uma empresa é bem menor e a burocracia ficou mais facilitada, é um ganho para quem deseja abrir um negócio em nosso município”, salientou o prefeito, acrescentando que os professores da rede municipal de ensino já foram capacitados, repassando para os alunos o tema educação empreendedora.

“Por tudo isso, a avaliação que faço do Programa Cidade Empreendedora é bastante positiva, já rendendo os primeiros resultados e ainda tem muito a ser realizado”, finalizou Baldessar.

Prefeitura fecha parceria com Caixa Econômica para pagamentos Anterior

Prefeitura fecha parceria com Caixa Econômica para pagamentos

Rotary Club entrega doações para atingidos pela enchente Próximo

Rotary Club entrega doações para atingidos pela enchente

Deixe seu comentário